Início > Material de Imprensa > Nota de Esclarecimento: Mercado Público

Nota de Esclarecimento: Mercado Público

Foto: Lino Marques

Sobre a interdição feita no Mercado Público Municipal na última sexta-feira (12) a Prefeitura de Jaguarão esclarece:

Em 2008 o Ministério Público moveu uma Ação Civil Pública contra o município relacionada aos prédios históricos. Ciente da necessidade de atenção ao tema do patrimônio o município elaborou o projeto de restauração do prédio, o qual já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para que possa ser feita a captação de recursos.

Recentemente Jaguarão foi selecionado no PAC Cidades Históricas, sendo que o restauro do Mercado Público foi elencado como prioridade.

Por diversas vezes a administração municipal estabeleceu tratativas com os ocupantes do Mercado, tanto em relação ao futuro restauro, como aos riscos que o prédio apresenta.

Considerando a situação frágil em que se encontra o prédio do Mercado, o IPHAN notificou o município da necessidade de desocupação imediata do local. No início do ano foi registrada uma ocorrência de incêndio no porão do imóvel, ocasião em que foi solicitado pelos Bombeiros a elaboração do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Após vistoria do engenheiro do município foi constatado que não havia condições de elaboração do mesmo, tendo em vista o comprometimento estrutural e os graves problemas na rede elétrica.

Diante dessa situação na última sexta-feira (12) o Corpo de Bombeiros interditou o imóvel, tendo como referência ainda o laudo técnico do engenheiro do município, expedido no dia 05 de julho de 2013.

Cabe ressaltar que o incêndio no Mercado Público de Porto Alegre aumentou a preocupação sobre os riscos do prédio em Jaguarão, em especial com a vida das pessoas que circulam e que trabalham no local.

• Confira Imagens do local:

Fotos: Fernanda Cassel