Início > Material de Imprensa > Nota oficial de esclarecimento sobre o alagamento da EMEI Silvia Beatriz Ferreira De Souza Soares – Bairro Kennedy

A Prefeitura de Jaguarão através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto vem a público esclarecer que após ser informada do alagamento ocorrido na tarde de ontem, segunda-feira 21/03/2016 na EMEI “Silvia Beatriz F. Soares”, de imediato solicitou averiguação da segurança das crianças que ocupavam o prédio. Logo após foi solicitado às secretarias de Serviços Urbanos e Planejamento para que imediatamente fossem tomadas as medidas para apurar o ocorrido. Foi constatado que na região da EMEI localizada no Bairro Kennedy choveu em menos de 2 horas aproximadamente 80 mm. Salientamos que somado a grande precipitação de chuva num curto espaço de tempo foi observado que vários bueiros no entorno do educandário estavam completamente entupidos de garrafas e sacos plásticos o que dificultou o escoamento da água. A rede de drenagem interna da Creche Silvinha esta devidamente dimensionada para escoar a precipitação pluviométrica de ate 100 mm por hora, sem ocasionar prejuízo na sua eficiência, devido a chuva de 80mm ocorrida rua Júlio de Castilhos veio a acumular água em toda a pista, adentrando sob o muro externo da Creche entre Júlio de Castilhos e Joaquim Lino de Souza, vindo a aumentar significativamente o volume de água a ser escoada pela rede de drenagem, não dando a vazão necessária e extravasando para dentro das dependências, visto a creche ser toda no mesmo nível, exigência da Legislação educacional. Para que o mesmo não mais aconteça, será redimensionada a canaleta que separa o playground das salas de aula, evitando assim futuros transtornos causados por alagamentos.

André Timm
Engenheiro Civil CREA nº 107270