Início > Material de Imprensa > Nova médica chega a Jaguarão através do programa Mais Médicos

Nova médica chega a Jaguarão através do programa Mais Médicos

IMG_0209.
Nova médica foi recepcionada no Gabinete do Prefeito/ Foto: Roberto Luzardo

Através do programa Mais Médicos, do Governo Federal, o município de Jaguarão foi contemplado com a chegada de mais uma médica, selecionada na segunda chamada de médicos brasileiros. Natural de Arroio Grande, Renata Moraes Torres, já está atendendo a comunidade da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde do bairro Kennedy, a qual também conta com os serviços da médica uruguaia contratada, Ana Paula.

Na última quarta-feira (04) Renata foi recepcionada na Prefeitura Municipal, pelo prefeito Cláudio Martins, o vice Lisandro Lenz, o secretário de Saúde, Celso Caetano, o vereador Oberte Paiva e a secretária de Educação e Desporto, Roseli Calvetti, oportunidade em que recebeu as boas vindas da administração municipal.

Durante a conversa o prefeito Cláudio Martins ressaltou a importância do programa Mais Médicos, que oportuniza mais qualidade de acesso aos serviços de saúde em diversos municípios brasileiros, entre eles, Jaguarão que passou a ter os serviços de atendimento médico ampliados, em virtude desta iniciativa do Governo Federal. Ele ainda falou sobre o cenário da saúde no município, destacando os avanços que esta área passou a ter desde 2009, em especial, com a implantação das equipes de ESF, que permitem que hoje os postos de saúde tenham uma equipe de saúde 8 horas por dia. “Antes da implantação do ESF, não havia médicos em todos os postos de saúde. Era feito um rodízio, em que um mesmo médico atendia vários postos, o que deixava muitas vezes a população sem cobertura deste atendimento, e consequentemente aumentava a demanda no Pronto Atendimento”, observou.

De acordo com o secretário de Saúde, Celso Caetano, ainda estão abertas duas novas vagas para médicos em Jaguarão, através do programa Mais Médicos. “Estamos aguardando a terceira chamada do programa para a vinda de médicos brasileiros. Caso não tenha nenhum interessado, vamos aguardar a chamada de médicos estrangeiros, que será realizada no mês de maio”, explica.

Com a chegada da Dra. Renata Torres, já são quatro médicos em Jaguarão através do programa Mais Médicos atuando em Unidades Básicas de Saúde, sendo a cubana Idia Luz, o uruguaio Gonzalo Alzueta e a brasileira Alice Boito, que está em licença maternidade.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão