Início > Material de Imprensa > Nova patrola chega para qualificar os serviços nas estradas rurais de Jaguarão

Nova patrola chega para qualificar os serviços nas estradas rurais de Jaguarão

Entrega-Patrola (135)
Fotos: Fernanda Barbier

Na última sexta-feira (17), com a presença do Secretário Chefe da Casa Civil do Estado, Carlos Pestana, foi realizado o ato de entrega da nova motoniveladora (patrola) recebida através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que chega para qualificar os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, garantindo mais qualidade para o escoamento da safra e para o deslocamento das famílias que vivem na zona rural do município.

De acordo com o vice-prefeito Lisandro Lenz o equipamento recebido através do governo federal, com incentivos e participação do governo do Estado, vai ser de grande importância para atender as demandas priorizadas pela Comissão das Estradas Rurais e pelo Conselho de Desenvolvimento Rural.

Em seu discurso durante o ato de entrega o prefeito Cláudio Martins destacou o trabalho qualificado do secretário Pestana junto ao governo do Estado bem como o apoio importante que ele tem dado ao município de Jaguarão. Cláudio falou dos investimentos em obras de saneamento através da Corsan que estão acontecendo em diversos pontos como a Rua General Marques e o bairro Bela Vista, as quais irão levar saneamento para centenas de domicílios da bacia leste.

Na presença do Chefe da Casa Civil o prefeito apresentou mais uma vez o pleito de estadualização das estradas da Perdiz e do Cerrito. “Solicitamos a inclusão dessas estradas na malha rodoviária do estado, pois são estradas intermunicipais e esse é um pleito antigo. Esses trechos têm um forte escoamento de produção e um fluxo permanente de transporte escolar”, ressaltou.

No momento de sua fala o secretário Carlos Pestana enfatizou a importância do alinhamento dos governos e a parceria importante que vem sendo mantida. Ele ainda fez mais referências sobre os investimentos das obras da Corsan no bairro Bela Vista, assim como da obra que será licitada para a retomada da Estação de Tratamento de Esgoto. “Com essas ações vamos saltar de 20% para 60% do esgoto tratado, com o apoio dos governos federal e estadual, garantindo mais qualidade de vida”, afirmou.

Ainda segundo Pestana até a primeira semana de junho o governo do Estado dará início a contratação de maquinário e combustível para fazer a manutenção das estradas que contemplam os seguintes trechos: estrada do Telho que passa pelas Pedras Brancas, Mei’água até a divisa com Herval e também a estrada da Perdiz que passa pelo Quilombo, Cerrito até a divisa com Arroio Grande e Herval.

Também estiveram presentes  no ato, o Secretário de Desenvolvimento Rural , Antônio Leonel Soares, o secretário adjunto, Flávio Marques, o representante da Comissão das Estradas Rurais, Everton Fink e os vereadores Oberte Paiva, Miriam Coelho e Roseli Calvetti, entre outros.

Visita a obras de saneamento: Durante agenda em Jaguarão o Secretário Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, acompanhado do Prefeito Cláudio, do vice Lisandro e de uma comitiva esteve na Rua General Marques, onde através dos investimentos da Corsan estão sendo feitas as obras da elevatória, que fazem parte do trabalho na rede de esgotamento sanitário dos bairros da bacia leste.

Durante a visita, as autoridades falaram sobre a importância da obra e também sobre o projeto que foi cadastrado pela Corsan como um dos quatro prioritários no PAC Saneamento, um investimento de mais de R$ 7 milhões que vai contemplar o entorno do Corredor das Tropas.

Foto: Fernanda Cassel