Início > Material de Imprensa > O Dia mundial sem tabaco alerta para os males do fumo

O Dia mundial sem tabaco alerta para os males do fumo

dia tabaco

A Secretaria de Saúde de Jaguarão através da Vigilância Epidemiológica, neste dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, alerta sobre os males provocados pelo consumo de produtos derivados do tabaco.  O cigarro causa doenças como infarto e angina no sistema cardiovascular, bronquite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago e pâncreas, além de estar diretamente relacionada a outras doenças. O fumante prejudica também pessoas de seu convívio. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 23 pessoas morrem por hora no Brasil vítimas de doenças causadas pelo cigarro.

O tabaco está relacionado a diversos tipos de câncer e mata cada vez mais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 31 de maio como Dia Mundial sem Tabaco em 1987 que passou a ser celebrado no Brasil dois anos depois. Segundo a OMS, anualmente o cigarro é responsável pela morte de 4,9 milhões de pessoas no mundo e também a causa de 30 a 40% das mortes por câncer.  Por isso, é inevitável a associação do tabagismo com o câncer, mas muitas vezes a preocupação é voltada apenas para o câncer de pulmão e deixam de ser considerados outros tipos da doença que estão relacionados direta ou indiretamente com o fumo.

 

  • Tabaco matará 6 milhões de pessoas em 2013, diz pesquisa

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o tabaco matará quase 6 milhões de pessoas neste ano, entre elas 600 mil não fumantes expostos à fumaça, os chamados fumantes passivos.

O fumo matou 100 milhões de pessoas no século 20 e pode matar um bilhão no século 21 se essa tendência for mantida, afirma a OMS.

Assessoria de Imprensa

Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042