Início > Material de Imprensa > PAC 2: Caixa e Prefeitura assinam contrato de R$15 milhões para pavimentação

PAC 2: Caixa e Prefeitura assinam contrato de R$15 milhões para pavimentação

Foto: Fernanda Barbier
Fotos: Fernanda Barbier

Um momento histórico para Jaguarão foi realizado na manhã desta quinta-feira (19) durante a assinatura do contrato de R$15,8 milhões para pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade. Esse é o maior volume de recursos destinados para mobilidade urbana na história do município. O projeto faz parte do programa Pró-Transporte e está inserido na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.

Os projetos preveem 14.729 metros de extensão em pavimentação e qualificação de vias de ligação, entre bairros ou bairro-centro e vias de circulação do transporte coletivo, bem como 10.028 metros de passeio com acessibilidade. Estão contemplados nas propostas também, drenagem superficial de guias e sarjetas, rede coletora de águas pluviais e sinalização viária. O prazo de financiamento é de 240 meses, com dois anos de carência e taxa de juros de 6% ao ano.

De acordo com o prefeito Cláudio é uma grande satisfação receber os dirigentes da Caixa Econômica Federal para firmar mais uma parceria que terá um impacto grandioso na qualidade de vida da população jaguarense. Em seu discurso ele fez referência ao trabalho de Lisandro Lenz quando esteve a frente da Secretaria de Planejamento e organizou o Escritório Técnico, onde são desenvolvidos os projetos do município. “Essa sensibilidade do Lisandro foi fundamental para a organização da equipe técnica. Hoje, sem dúvida, unir esta equipe de engenheiro, arquitetas e demais agentes, tem melhorado o trabalho da equipe e tem sido positiva para o governo como um todo e claro para a população, que será beneficiada com os projetos executados pelo Escritório Técnico”, afirmou.

Conforme o gerente regional Chagler Zandavalli é uma alegria a Caixa poder participar de atos como esse. Ele ressaltou a importância da equipe técnica estar presente e afirmou que dos 36 municípios que são atendidos pela regional, poucos possuem essa disposição e engajamento com os projetos do município.

O superintendente regional Adilson Christovam salientou que esse é um momento único, em que está se assinando o maior contrato da história do município. Ele destacou o envolvimento do prefeito Cláudio que sempre esteve acompanhando atentamente o processo até a chegada deste momento e também ressaltou o quanto esse projeto será importante para Jaguarão e para o desenvolvimento da região.

Em seu discurso o presidente da Câmara Oberte Paiva falou sobre o quanto essa conquista é valiosa para a comunidade. Segundo ele o atraso histórico na questão da pavimentação é uma grande demanda da comunidade, principalmente para os moradores dos bairros.

Com a execução dos projetos, segundo o chefe do Escritório Técnico,  engenheiro André Timm, o número de ruas pavimentadas da cidade saltam de 28% para 60%. O projeto em que está sendo priorizada a qualificação dos acessos a grande parte dos bairros, garantirá acesso pavimentado ao Bela Vista, bairro Carvalho, Corredor das Tropas interligando mais três bairros (Patacão, Boa Esperança e Lucas), acesso ao Cerro das Irmandades, entorno e acesso ao bairro Vencato, parte da Germano, trechos da Kennedy, entorno do acesso ao Cerro da Pólvora, além de diversas ruas do centro da cidade.

Participaram também do ato de assinatura, realizado na prefeitura, o secretário de Planejamento Pedro Caetano, o gerente geral da Agência de Jaguarão, Carlos Francisco Machado, a equipe do Escritório Técnico da Secretaria de Planejamento do município, entre outros.

Confira mais imagens acessando a Página da Prefeitura Municipal de Jaguarão no Facebook: