Início > Material de Imprensa > PAC Cidades Históricas destina R$ 40 milhões para valorização do patrimônio de Jaguarão

Foto:Fernanda Barbier

Durante almoço de confraternização em Jaguarão, nesta quarta-feira (18), o governador Tarso Genro e a comitiva da Interiorização conheceram os 11 projetos na área de patrimônio do município que serão contemplados no PAC Cidades Históricas. Os investimentos federais são de R$ 40 milhões, ao longo dos próximos três anos. Coordenado pelo Ministério da Cultura (MinC), o PAC Cidades Históricas faz parte das prioridades articuladas pela Presidência da República, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O governador disse que a relação estabelecida com as prefeituras é republicana, democrática e respeitosa. “Nossa obrigação como governantes é governar para o povo e não para nós mesmos. O nosso Estado é expansivo, exigente e mantém relações integradoras com a América Latina”, destacou, afirmando que Jaguarão é uma cidade integradora com o Uruguai. “Não existe mais a separação artificial que antes eram remetidas às fronteiras”.

Tarso disse ainda que durante os compromissos e visitas da Interiorização é possível sentir a pulsação do Rio Grande do Sul. “A metade sul do Estado enfrenta novos problemas, que são o do desenvolvimento; e não mais o do descaso e abandono”, destacou o governador.

Para o prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, os investimentos representam a coroação de um trabalho de governo que apostou muito na valorização do patrimônio cultural. “Mas, mais do que isso, essa ação representa a valorização da memória do povo jaguarense e de toda uma região. É o reconhecimento a todos que apostaram e fizeram história no município, em especial àqueles que a história oficial tratou de esquecer”, disse.

No Rio Grande do Sul, também foram contemplados com recursos do PAC Cidades Históricas os municípios de Porto Alegre (R$ 50,50 milhões), Pelotas (R$ 32,80 milhões) e São Miguel das Missões (R$ 27,62 milhões).

Os projetos selecionados em Jaguarão são:

– Finalização da restauração da Antiga Enfermaria Militar – Centro de Interpretação do Pampa – Unipampa
– Finalização da restauração do Teatro Esperança
– Restauração da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo
– Restauração do Mercado Público Municipal
– Restauração do Antigo Fórum – Casa de Cultura
– Restauração da Antiga Inspetoria Veterinária
– Restauração do Casarão da Prefeitura Municipal
– Requalificação da Praça Dr. Alcides Marques e Largo das Bandeiras
– Restauração do Casarão do Clube Jaguarense
– Restauração do Casarão Clube Social 24 de Agosto
– Restauração do Cine Regente

Habitação e Saneamento

Foto: Fernanda Cassel

O Governo do Estadao entregou à prefeitura de Jaguarão um caminhão hidrovácuo no valor de R$ 300 mil. No município, estão sendo realizadas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Depois de concluídas, o percentual de esgoto tratado na cidade subirá para 40%.

Confira mais fotos na página do facebook da Prefeitura Municipal: