Início > Material de Imprensa > Pac Cidades Históricas: Dilma anuncia 40 milhões para recuperação do patrimônio de Jaguarão

Crédito foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Onze projetos de Jaguarão na área do patrimônio foram selecionados no PAC 2 e estão na  relação das ações que serão contempladas no PAC Cidades Históricas ao longo dos próximos três anos, com investimentos de R$40,30 milhões. O anúncio foi feito na terça-feira (20) pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia realizada em São João del-Rei (MG).

Para o prefeito Cláudio Martins, que participou da cerimônia em Minas Gerais, o momento é de muita alegria. “A confirmação destes investimentos para o município representa a coroação de um trabalho de governo que apostou muito na valorização do patrimônio cultural do município, mas mais que isso, essa ação representa a valorização à memória do povo jaguarense e de toda uma região. É o reconhecimento a todos que apostaram e fizeram história no município, em especial àqueles que a história oficial tratou de esquecer”, destacou o prefeito.

Jaguarão foi a cidade gaúcha que recebeu o segundo maior volume de recursos e de acordo com a opinião da ex-superintendente do Iphan no Estado, Ana Meira, em entrevista ao jornal Diário Popular de Pelotas, isso se deve ao fato de que a cidade tem o maior tombamento nacional do Sul do Brasil. “ A cidade tem um acervo extraordinário e projetos a serem implantados. Ás vezes o município tem pretensões, mas não tem projetos prontos, Jaguarão já tem isso”, disse.

No Rio Grande do Sul também foram contemplados os municípios de Porto Alegre (50,50 milhões), Pelotas (32,80 milhões) e São Miguel das Missões (27,62 milhões).

Saiba mais sobre esses investimentos: Além dos recursos para obras (R$ 1,6 bilhão) que serão destinados a 44 cidades de 20 estados brasileiros, outros R$ 300 milhões serão utilizados como linha de crédito para o financiamento de restauro e obras em imóveis privados localizados em áreas tombadas.

O PAC Cidades Históricas, mais do que conservar imóveis tombados, privilegiará a recuperação de edificações destinadas a atividades que favoreçam a vitalidade dos sítios históricos. Entre as 425 obras, 115 serão em imóveis que abrigam equipamentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas, além dos 39 museus cujos edifícios também serão recuperados pelo Programa.

O modelo de desembolso do programa não prevê repasse integral às prefeituras, mas sim a liberação de recursos na medida em que as obras forem licitadas. Os municípios selecionados nesta primeira etapa foram aqueles que preencheram uma ou mais das seguintes condições: possuir bens tombados em nível federal; ser declarados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade; possuir conjuntos urbanos em situação de risco ao patrimônio edificado; ou serem conjuntos urbanos que constituam marcos no processo de ocupação do território nacional.A proposta do PAC Cidades Históricas é buscar a recuperação e a revitalização das cidades, a restauração de monumentos protegidos, o desenvolvimento econômico e social e dar suporte às cadeias produtivas locais, com a promoção do patrimônio cultural.

Conheça os projetos selecionados no PAC das Cidades Históricas

1.        Finalização da restauração da Antiga Enfermaria Militar – Centro de Interpretação do Pampa –Unipampa

2.        Finalização da restauração do Teatro Esperança

3.        Restauração da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo