Início > Material de Imprensa > Políticas Culturais são debatidas na 2ª Conferência de Cultura de Jaguarão

Políticas Culturais são debatidas na 2ª Conferência de Cultura de Jaguarão

01 (3)
Fotos: Fernanda Barbier

Na sexta-feira (28) , foi realizada na Biblioteca Pública, a 2ª Conferência de Cultura de Jaguarão, etapa integrante da 3ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília entre os dias 26 e 29 de novembro. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, Câmara de Vereadores e o Curso de Produção e Política Cultural da Unipampa, contou com a presença do CAPS, Sítio Renascer, com a exposição de arte “Casa Vida”, e teve ampla participação da comunidade e dos segmentos culturais organizados na discussão das diretrizes para as políticas públicas de cultura, com o foco na implementação do Sistema Municipal de Cultura.

O Diretor de Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC-RS), João Pontes, esteve presente no evento e compôs a mesa de abertura da conferência, onde tratou da cultura como um direito social básico, assim como a saúde e a educação, e da necessidade de as políticas públicas de cultura adotarem medidas, programas e ações para reconhecer, valorizar e promover a diversidade. Na sequência, foi realizada uma apresentação a cargo da Secretaria de Cultura e Turismo sobre o funcionamento do Sistema de Cultura, que deverá ser implementado por lei, e contemplar a construção de um plano, conselho de política cultural e sistema de financiamento, com Fundo de Cultura.

A segunda parte da tarde foi voltada para a formação de grupos de trabalho que elencaram propostas de acordo com os eixos temáticos: Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.

Foram eleitos, ainda, seis delegados, que participarão da Conferência Estadual de Cultura, prevista para acontecer até o mês de setembro. O encerramento do evento contou com a apresentação do grupo de rock municipal, coordenado pelo maestro Juan Schellemberg, e com a apresentação da comparsa de candombe “Identidad”, de Rio Branco, Uruguai, regida pelo maestro José Reggiardo.