Início > Gabinete do Prefeito > Prefeito assina ato de início de obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto do município

Investimento de R$ 16 milhões no município movimentará economia local

Na quinta-feira (05), o Salão de Honra da Prefeitura Municipal de Jaguarão recebeu diversas autoridades brasileiras e uruguaias para participarem do ato de assinatura do início das obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto, denominada ETE Rio Branco.

O protocolo assinado pelo prefeito Favio Telis e pelo diretor de expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon prevê um investimento inicial de R$ 8.218.835,78 para uma obra de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto do sistema de esgotamento sanitário do município. O investimento total da obra será de 16 milhões de reais.

As obras da ETE em Jaguarão tiveram início em 2005, e ganharam celeridade no governo de José Ivo Sartori, quando o prefeito Favio Telis e o gerente local da Corsan, Loivo Gonçalves buscaram articulação com o Deputado Estadual Fábio Branco junto à diretoria da Corsan, para retomar a obra em Jaguarão. Todo o projeto de planejamento e licenças ambientais da obra, além da captação dos recursos, foi executado na gestão do governador Sartori, que contemplou Jaguarão assim como outros municípios do Estado.

De acordo com Caberlon, os trabalhos deverão ter início nos próximos 10 dias. “A obra é muito importante, pois vai movimentar a economia local, sobretudo, na geração de emprego e renda”, destaca o diretor de expansão da Corsan salientando que esta etapa da obra já foi licitada e será executada pela empresa Construtora Gomes & Gomes Ltda.

Presente ao ato, o vereador Enio Rigatti (MDB) destacou a importância da obra e enfatizou o governo Sartori pelo projeto de captação de recursos e planejamento para viabilizar a obra em Jaguarão. O vereador Luiz Veleda (MDB) disse que o momento é histórico para o município e destacou a obra, sobretudo, do ponto de vista da saúde que vai garantir mais qualidade de vida para comunidade.  O vereador Renato Baucke (PP) disse que faz 20 anos que espera por esta obra no município. Parabenizou a Corsan e a Prefeitura por viabilizar.

Conforme o prefeito Favio Telis, a obra vai garantir mais qualidade de vida aos jaguarenses, como também aos uruguaios. “Estamos preocupados com a questão ambiental no município, principalmente com o nosso rio Jaguarão que é um patrimônio comum de Brasil e Uruguai. Além disso, trará movimentação na economia local, com a geração de emprego e renda”, destaca Favio Telis.

Além das autoridades já citadas, também presenciaram o ato: Vice-Prefeito Municipal, Henrique Edmar Knorr Filho; Superintendente Regional da Corsan, Eduardo Guimarães; Gerente da Corsan Local, Loivo Gonçalves; Representante da Construtora Gomes & Gomes, Marcos Roberto Lentz; Consul do Uruguai em Jaguarão, Carlos Trianon; Superintendente de Gestão de Obras, Luiz Antonio Alfosin Grazziotin; Superintendente de Licenciamento Ambiental, Gilson Schüssler; Engenheiro Civil da Corsan, Helio Alvarez; Representante do Intendente de Cerro Largo, Ary Ney Sorondo; Representando o Comandante do 12º R C Mec, o Capitão Sacavem; Representando o Comandante do 3º BPAF, o Sargento Guterres.

Visita Técnica

Após o ato documental, o prefeito Favio Telis convidou a todos para participarem de uma visita técnica ao local onde se desenvolverá a referida obra. Na oportunidade a equipe técnica da Corsan apresentou e explicou como se dará a execução do projeto.

Fonte: DeCom