Início > Material de Imprensa > Prefeito assina pacto de sinalização das cidades históricas

Prefeito assina pacto de sinalização das cidades históricas

DSC_6674

O prefeito Cláudio Martins participou na quinta-feira (08) de uma agenda no Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, junto ao Ministro da pasta Gastão Vieira e prefeitos dos outros 33 municípios contemplados pelo PAC do Turismo, oportunidade em que foi feita a assinatura conjunta de um pacto de sinalização das cidades históricas. No Rio Grande do Sul, foram contemplados os municípios de Jaguarão, Pelotas e São Miguel das Missões, que receberam um total de R$1,35 milhão por meio do PAC das Cidades Históricas.

De acordo com o prefeito Cláudio Martins, Jaguarão terá um investimento de R$550 mil para implantação de placas e equipamentos que facilitam a localização de turistas. Ele conta que esses recursos também fazem parte da articulação do governo do Estado para as cidades gaúchas que compõem o PAC das Cidades Históricas visando à valorização das mesmas.

A sinalização obedecerá a padrões internacionais para indicação de acesso urbano à monumentos, prédios e espaços culturais. Segundo o Ministério do Turismo, durante a Copa das Confederações foram feitas pesquisas com turistas nacionais e estrangeiros e a sinalização turística ficou entre os itens com menores avaliações positivas.

Os investimentos em sinalização além de reforçar a identidade do local e qualificar a recepção aos turistas durante todo o ano dialogam também com a questão da Copa do Mundo de 2014. O município de Jaguarão, por exemplo, é uma das principais portas de entrada de turistas que participarão do evento esportivo.

Ainda conforme o MTur a sinalização turística tem por objetivo incentivar o turista brasileiro a viajar pelo Brasil, uma das premissas do Plano Nacional de Turismo (2013-2016). A proposta é inserir as cidades históricas nos roteiros turísticos nacionais e internacionais, gerando empregos, melhorando as condições de vida dos moradores e aumentando a arrecadação de impostos.

Nota de Esclarecimento sobre recurso para sinalização turística

O município de Jaguarão em razão de nossa política de valorização patrimonial e da elaboração de bons projetos nessa área, fruto de um trabalho qualificado e dedicado de nossa equipe técnica foi contemplado no programa PAC Cidades Históricas tendo sido selecionado entre 44 municípios de todo o Brasil, onde teremos recursos para restauração de prédios históricos e valorização turística de nossa cidade.

Nesse sentido e por essa razão, o governo federal destinou para as cidades do PAC Cidades Históricas, através do Ministério do Turismo, recursos para sinalização turística nas referidas cidades conforme palavras do próprio Ministro Gastão Vieira, em Brasília, quando da assinatura do pacto pela sinalização turística em padrões internacionais.

Lamentavelmente de forma insistente e inverídica tem sido veiculada a informação de que tal recurso teria sido viabilizado através de um deputado a pedido de determinado vereador, que num primeiro momento (talvez por total desconhecimento) chegou a falar em “emenda parlamentar para o pórtico”.

O governo municipal tem primado por valorizar todos os parlamentares que trabalham e ajudam nosso município, mas não permitiremos oportunismos em relação a um trabalho sério e qualificado de nossa equipe, pois nosso município virou referência no Brasil justamente por priorizar ações e projetos na área do patrimônio e do turismo.

Assim, fazendo este esclarecimento acreditamos estar contribuindo para verdadeiramente informar os fatos em relação do recurso de R$550 mil para sinalização turística em Jaguarão.

Prefeitura Municipal de Jaguarão