Início > Material de Imprensa > Prefeito Cláudio Martins participa da abertura do 2º Encontro Alusivo ao Autismo

Fotos: Comunicação – Prefeitura de Jaguarão

Na manhã de hoje (28) o Prefeito Cláudio Martins esteve na Câmara de Vereadores, onde participou da cerimônia de abertura do 2º Encontro Alusivo ao Dia Municipal de Conscientização para o Autismo. A atividade é uma proposta da vereadora Miriam Coelho (PT), que no ano passado apresentou o projeto de lei nº 29, que cria no dia 28 de agosto, o Dia Municipal de Conscientização para o Autismo.

Durante sua fala o prefeito destacou a importância deste tema ser trazido para o debate com a sociedade. Ele falou o quanto é fundamental dar visibilidade para o assunto e cumprimentou a vereadora Miriam pela iniciativa, enfatizando que esse momento tem um grande significado para os familiares de autistas que no dia a dia vivenciam muitas angústias.

Conforme o prefeito o tema vem avançado no Município. “ Em Jaguarão temos a parceria forte da APAE e a Secretaria de Educação e Desporto tem dado passos importantes, como por exemplo,  a instalação das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas municipais, o processo de criação de cargos específicos, entre outros. É importante destacar que contamos também com uma profissional na SMED, a professora Lucimara,  que tem a tarefa de cuidar com exclusividade da educação especial”, observou.

Antes de encerrar sua fala o prefeito ainda falou de como seria interessante no Carnaval de Jaguarão passar um trio elétrico no início da noite com os integrantes da APAE, familiares e profissionais. Ele lembrou que essa ação é feita com o Grupo de Idosos Conviver e é muito positiva, pois eles se divertem muito e sentem-se incluídos.

Para a vereadora Miriam o Dia Municipal de Conscientização do Autismo tem como objetivo chamar atenção para o tema e envolver a comunidade jaguarense no debate. “A ideia é que familiares, comunidade escolar, poder público e sociedade em geral possam contar com este momento que visa informar e esclarecer sobre o autismo. É preciso refletirmos sobre o tema e acabarmos com o preconceito que ainda existe”, afirmou.

Também fizeram parte da mesa de abertura o presidente em exercício do Legislativo, Rogério Medeiros (PSB), a presidente da APAE, Maria Iva Piúma, a Secretária de Educação, Maria da Graça Souza e o Secretário de Educação de Pelotas, Gilberto Garcias.

Saiba mais sobre a programação:

A abertura da atividade de hoje (28) contou com a apresentação musical do aluno Paulo Sérgio Pires Pinto juntamente com o professor Zé Maria, da APAE.

Após a cerimônia de abertura com as autoridades foi realizada a apresentação do Relatório da Educação Especial no Município de Jaguarão, com a coordenadora deste trabalho na SMED, Lucimara Chaves Pintos. Na sequência o Secretário de Educação de Pelotas, Gilberto Garcias, apresentou a palestra “Autismo: O que sabemos e o que não sabemos sobre este transtorno do desenvolvimento”.

A programação da manhã contou ainda com a entrega dos certificados aos alunos autistas que participaram da exposição de trabalhos artísticos no Espaço Cultural do Legislativo e do sorteio de uma bolsa de estudo oferecido pelo Studio de dança Ayuni.