Início > Material de Imprensa > Prefeito Cláudio Martins realiza visita ao Lar de Passagem

Prefeito Cláudio Martins realiza visita ao Lar de Passagem

DSCN1393.

Na manhã de quarta-feira (04) o prefeito Cláudio Martins e o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Victória, acompanhados da presidência do Conselho de Assistência Social e representantes de entidades assistenciais do município realizaram uma visita ao Lar de Passagem Valentim de Lima Piúma, coordenado pela psicóloga Carolina Ança. No local os representantes das entidades assistenciais tiveram a oportunidade de conversar sobre o atendimento do Lar e também de conhecer o espaço, onde atualmente 14 crianças estão abrigadas.

De acordo com Marcelo Victória a secretaria está no processo de locação de uma nova casa para o Lar de Passagem. “A mudança do espaço que era no bairro Kennedy para esta casa atual foi uma grande evolução e proporcionou mais qualidade para as crianças que ficam aqui. Porém as demandas vão surgindo e nós estamos precisamos de um espaço mais amplo, pois temos que lidar com crianças que possuem necessidades diferentes e para adaptar melhor os horários e os espaços de lazer, é preciso fazer esta mudança”, explicou.

Conforme a coordenadora do Lar o trabalho no local exige muita dedicação. “ É um trabalho diário. As crianças possuem uma demanda afetiva muito grande e há muita dificuldade de relacionamento. As crianças sofrem e têm dificuldade de entender o porquê precisam passar por isso. Muitos dos seus comportamentos são impulsionados pelo sofrimento”, comentou.

Sobre isso a presidente do Conselho de Assistência Social, Jovane Antunes destacou o quanto este trabalho é desafiador e o quanto os profissionais que atuam no Lar precisam estar preparados e atualizados. Ela ainda elogiou o trabalho que a Município faz no Lar e afirmou que o investimento no ser humano é o principal investimento que se pode fazer.

O Prefeito Cláudio Martins falou da época em que tomou a decisão de instalar o Lar de Passagem no centro da cidade e destacou a importância de investir neste espaço que acolhe tantas crianças que enfrentam extremas dificuldades e precisam sair da convivência familiar. Ele elogiou o trabalho dedicado da equipe e comentou sobre o quanto o profissional precisa estar preparado, pois a realidade dentro do Lar é muito complexa.

Ainda segundo o prefeito este é um investimento que não aparece e que a maioria das pessoas desconhece. “Muitas pessoas não sabem o quanto este trabalho feito no Lar é importante. As crianças que chegam aqui recebem toda a atenção, cuidados com higiene, com a alimentação e com a educação. Elas são deixadas na porta da escola e são buscadas no local pela equipe. Essa atenção é fundamental, pois são crianças que foram tiradas do convívio familiar e que sofrem por diferentes motivos, ou porque os pais estão presos, ou porque sofreram algum tipo de violência, entre outros. São crianças que precisam da atenção do poder público e da sociedade”.

A Prefeitura Municipal realiza um investimento anual de cerca de meio milhão de reais para a manutenção do Lar de Passagem, com recursos livres do município. A partir deste mês o Lar passa a contar com recursos do Governo Federal, para complementar a aquisição de alimentos e material escolar. A previsão é que no mês de julho ocorra a mudança de prédio do Lar de Passagem, que atualmente localiza-se a Rua Marechal Deodoro,247.