Início > Material de Imprensa > Prefeito Cláudio participa de encontro sobre violência contra a mulher em Rio Branco

FOTO  RIO BRANCO
Foto: Fernanda Cassel

Na manhã da última sexta-feira (09) o prefeito Cláudio Martins, juntamente com as integrantes jaguarenses do Grupo Mulheres de Fronteira, Maria Fernanda Passos e Roseli Calvetti, esteve em Rio Branco (Uruguai), onde participou da atividade que marcou a apresentação da campanha regional “Mercosul libre de trata de Mujeres” (Mercosul livre do tráfico de Mulheres).

Ao lado da diretora do Instituto Nacional de Mulheres do Ministério de Desenvolvimento Social do Uruguai, Mariella Mazzotti, do Intendente de Cerro Largo, Sérgio Botana e da Cônsul do Uruguai em Jaguarão, Susana Rivero, o prefeito participou da mesa de abertura do evento, momento em que destacou a importância de trazer este tema para o debate e provocar a reflexão sobre os conceitos que vem sendo reproduzidos pelos meios de comunicação entre outros espaços. Ele observou que o que a sociedade vem produzindo, como por exemplo, no caso dos programas de TV que exploram a imagem de meninas e mulheres como objetos de desejo têm influenciado o tráfico, a violência e a exploração de mulheres.

Em relação a Jaguarão e Rio Branco Martins disse que a fronteira acaba sendo uma região  mais suscetível para o tráfico de pessoas e por isso é preciso intensificar as ações sobre o tema. “A fronteira precisa cuidar do seu povo. Temos que discutir e debater estes temas com profundidade e sensibilizar as pessoas. Sabemos que o tráfico é o extremo, mas a violência contra as mulheres e meninas acontece todos os dias, por isso as políticas públicas para as mulheres são essenciais”, afirmou Martins fazendo referências ao trabalho do Grupo Mulheres de Fronteira, que tem tido um protagonismo importante neste debate, e também a Casa da Mulher Binacional, que está sendo projetada para realizar o atendimento e o acolhimento às mulheres vítimas de violência de Jaguarão e Rio Branco.

Ainda durante a manhã (09) foi realizada a apresentação do curta argentino “Tierra Roja” e debate sobre o tema.  A atividade integrou a programação do “ 1º Encuentro Taller Binacional de Frontera en Rio Branco”, uma realização do Instituto Nacional de Mulheres do Uruguai (InMujeres) e da Comissão de Gênero do Ministério de Relações Exteriores do Uruguai, com apoio do Grupo Mulheres de Fronteira e Consulado do Uruguai em Jaguarão.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão