Início > Gabinete do Prefeito > Prefeito de Jaguarão participa de audiência com secretário Covatti Filho

Prefeito de Jaguarão participa de audiência com secretário Covatti Filho

Secretário confirma que patrulhas mecanizadas devem permanecer nos municípios

Na condição de vice-presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), o prefeito de Jaguarão, Favio Telis, participou de uma audiência com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, na tarde de quarta-feira (01), em Porto Alegre.

Na oportunidade, os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) receberam a notícia de que as máquinas que integram a Patrulha Mecanizada, destinadas à recuperação de estradas e bueiros de assentamentos da reforma agrária, deverão permanecer nos locais onde se encontram. Prefeitos e representantes de pelo menos oito localidades da zona sul que temiam a retirada do maquinário.

Conforme o vice-presidente do Copes, Favio Telis, as maquinas passarão a integrar o patrimônio do Estado e, após uma vistoria, permanecerão atendendo as demandas dos assentamentos. “O assunto vem tirando a tranquilidade dos gestores há mais de seis meses. Parece que a solução está encaminhada e com perspectivas para a ampliação do convênio entre Estado e Municípios”, anunciou Favio Telis.

O prefeito de Jaguarão antecipou que a comitiva da Azonasul buscou junto ao secretário Covatti, o lançamento de um novo termo de cooperação para a manutenção das estradas rurais envolvendo, também, a Secretaria Estadual de Transportes.

“Um alívio. Pois no meu município o pessoal chegou a realizar uma visita técnica para a retirada das máquinas. Agora é uma questão de articulação interna para melhorar o cronograma do círculo de máquinas e ganhar produtividade”, relatou o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro.

Covatti, por sua vez, teria acenado positivamente à proposta e afirmou estar articulando com a Bancada Gaúcha emendas para a aquisição de máquinas pesadas. Ele elogiou o trabalho pioneiro do Copes e prometeu que a gestão doa novos equipamentos ficará sob a coordenação dos consórcios intermunicipais.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias