Início > Notícias > Prefeito e vice participam de Evento Internacional Mirada Ciudadana

Prefeito e vice participam de Evento Internacional Mirada Ciudadana

Prefeito Favio Telis no evento Internacional Mirada Ciudadana (Foto: Juliana Lima/PMJ)

14/06/2017  atualizado 22:17h

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizado o evento Internacional Mirada Ciudadana, na Biblioteca Publica, no centro histórico de Jaguarão. O objetivo do evento é buscar construir políticas publicas entre os países para melhorar os municípios fronteiriços.

No inicio do evento, a banda musical do Projeto Socioeducativo (Case), fez uma breve apresentação. Em seguida, o vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho, falou da importância do projeto Case para as crianças do município e saudou os participantes dos cincos países presentes no encontro.

Banda musical do Projeto Case se apresenta no evento Internacional Mirada Ciudadana (Foto: Juliana Lima)

Logo após, o Prefeito Favio Telis, abordou em sua fala às ultimas tratativas sobre os projetos de requalificação da Ponte Mauá. E citou, como exemplo, as reuniões realizadas no mês de maio com o Ministério dos Transportes do Uruguai e o Dnit. O Prefeito que também preside Azonasul, cumprimentou os representantes dos países e saudou os Prefeitos de Aceguá e Herval que também participaram do evento.

O evento coordenado pelo Departamento de Cerro Largo (Uruguai), discutiu as diretrizes para Institucionalização de uma rede de municípios no âmbito do projeto; Facilitar o diálogo político institucional e promover a cooperação Sul-Sul; Treinamento das equipes técnicas dos municípios para melhorar a gestão; Colaborar na monitorização das políticas públicas e promover a participação dos cidadãos na implementação das políticas públicas.

Participaram do evento, o Prefeito Favio Telis, o vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho, Dea Zaracho (Paraguai), Carolina Leitão Alvarez (Chile), Pablo Duarte, Cristian Morel (Uruguai), Leonardo Buella (Argentina), o Prefeito de Aceguá, Gerard Marthens, e o Prefeito de Herval, Rubens Wilhensem, o vereador Luiz Veleda representando a Câmara de Vereadores, além de, secretários municipais, representantes da sociedade civil e da região sul.

No período da tarde, os participantes visitaram os prédios históricos do município.

Ao final, os Prefeitos, Alcaldes e Intedentes, assinaram um documento manifestando o interesse de continuar realizando os encontros do projeto Mirada Ciudadana – Como uma forma de compartilhar experiências e oferecer alternativas como a participação, a transparência e o governo aberto.

• Texto: Leandro Bonow
  • Foto: Juliana Lima