Início > Notícias > Prefeito Favio Telis encaminha demandas de Jaguarão e dos Municípios da Região ao Governador do Estado José Ivo Sartori

Prefeito Favio Telis encaminha demandas de Jaguarão e dos Municípios da Região ao Governador do Estado José Ivo Sartori

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) em parceria com as Alianças Pelotas e Rio Grande receberam ao meio-dia de hoje (25) o Governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), para apresentar a palestra: “O Rio Grande Saiu na Frente”. O evento ocorreu no Tourist Executive Hotel (Pelotas) e reuniu pelo menos 300 pessoas.

DOCUMENTO – As lideranças da região entregaram um documento regional reivindicatório com pautas contemplando a iniciativa privada e as 23 prefeituras da região.

O prefeito de Jaguarão e presidente da Azonasul, Favio Telis, encaminhou um documento abordando questões pertinentes a seis setores: saúde; infraestrutura e transporte; segurança pública; meio ambiente; receita e o pedido para apoio às ações de recuperação financeira da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios (Cosulati). “São pleitos que expressam os anseios  e as carências regionais pela falta de investimentos”, disse.

Favio Telis ainda antecipou que o quesito que mais mereceu atenção durante a redação do documento foi o que diz respeito à infraestrutura e transporte. Ele destacou a cobrança dos acessos asfálticos em estradas estaduais que dão acesso aos municípios, como os casos da RS 608, entre Pedras Altas e Pinheiro Machado; RS 354, único acesso ao municípios de Amaral Ferrador; RS 473, via Santa Isabel; conclusão da RS 734, entre Rio Grande e Cassino; RS 071, que interliga a zona de escoamento de produção entre os municípios de Pelotas, Capão do leão, Morro Redondo e Canguçu e a conclusão da RS 706, cuja obra parou faltando apenas três quilômetros de estrada para ligar o município de Cerrito &agrav e; BR 293. Sobre Jaguarão, o prefeito destacou questões relacionadas a Santa Casa de Caridade e ao Presídio do Município.

Durante 50 minutos, Sartori falou dos esforços do governo do Estado para diminuir as burocracias e aumentar o potencial de investimentos para o Rio Grande do Sul. A palestra “O Rio Grande saiu na frente” apresentou a realidade financeira, os cenários e contextos contemporâneos em nível estadual e nacional, e as mudanças promovidas pela sua gestão.  Entre as principais ações governamentais, citou o Programa de Inovação em Mobilidade Urbana, Logística e Transporte (Mult), criado para fomentar inovações tecnológicas nos mais diversos setores, com parcerias entre universidades, governo e empresas. “O programa foi pensado para atrair investimentos, principalmente para o setor automobilístico, em benefício das empresas e de todos os sistemistas envolvidos. Ainda ontem estive na Argentina conversando com empresários que podem vir ao RS para buscar soluções e novos negócios”, explicou.

Segundo o governador, as parcerias público-privadas poderiam ser uma alternativa, mas até o momento não há condições financeiras. “As políticas públicas, sim, estão sendo preservadas porque são necessárias e fundamentais para o Poder Público fazer o que precisa ser feito”, acrescentou. Sobre o investimento de R$ 1,4bi no RS feito pela General Motors. O governador lembrou que o Mult poderá ser acessado junto aos fornecedores que produzem no território gaúcho.

O prefeito de Jaguarão e presidente da Azonasul, Favio Telis, agradeceu a deferência do governador em participar de um evento na zona sul e ouvir os anseios das lideranças. Segundo ele, as mudanças já impostas pela atual gestão estadual foram de suma importância e devem contribuir para a recuperação financeira do RS.

Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042