Início > Notícias > Prefeito Favio Telis realiza reunião com IPHAN

Prefeito Favio Telis realiza reunião com IPHAN

Foto: Leandro Bonow

Na tarde de terça-feira (8), o prefeito Favio Telis, realizou uma reunião com o Diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Antônio de Almeida e a Superintendente do IPHAN no Rio Grande do Sul, Juliana Erpen, para avaliar o andamento das obras de restauro de prédios históricos no município.

Durante a reunião, foi discutido as obras de restauro da Igreja do Divino Espírito Santo, o funcionamento do Mercado Público e a retomada das obras no Centro de Interpretação do Pampa (CIP). Na ocasião, o Diretor do PAC, Robson de Almeida, sugeriu que a gestão do Mercado Público também possa promover eventos da cidade, como uma forma de arrecadar recursos para sua manutenção e preservação.

Segundo o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Rubens Kern, o edital referente à permissão do uso do espaço público está praticamente concluído e deverá ser publicado em breve.  Segundo o prefeito Favio Telis, o Mercado Público será muito importante para o desenvolvimento da cidade. “Em pouco tempo estaremos publicando o Edital para que os interessados possam apresentar suas propostas. Estamos trabalhando para desenvolver nossa cidade e o uso do espaço vai gerar emprego e renda para nossa gente. Como também permitirá manter e preservar nosso patrimônio”, disse.

Na oportunidade, a representante do Divino, Lucia Passos, ressaltou o valor histórico da Igreja do Divino Espírito Santo, construída no inicio do século XIX, como parte da história de Jaguarão. No encontro ficou acordado uma reunião em Brasília, ainda este mês, para tratar, entre outros assuntos, das obras do PAC Cidades Históricas, bem como o projeto de restauro da Ponte Internacional Barão de Mauá.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ