Início > Material de Imprensa > Prefeito participa de reunião com usuários da UBS do bairro Kennedy

Prefeito participa de reunião com usuários da UBS do bairro Kennedy

Foto: Fernanda Cassel

Na tarde de sábado (26) o prefeito Cláudio Martins esteve reunido com famílias do bairro Kennedy que frequentam as atividades da Pastoral da Criança. O encontro que aconteceu no salão da Comunidade Sagrado Coração de Jesus contou também com a presença das coordenadoras da Pastoral Lúcia Gonzalez e Cássia Di Primio, do Secretário de Saúde, Celso Caetano, do secretário adjunto Paulo Vieira e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dolores Gaidarji.

A ideia do encontro surgiu após a Pastoral encaminhar ao prefeito diversas  reivindicações sobre atendimentos na Unidade Básica de Saúde do bairro, feitas por usuários do posto, entre eles, muitas gestantes, as quais tiveram a oportunidade de apresentar diretamente para as autoridades os problemas que estariam enfrentando.

Antes de ouvir os relatos das famílias presentes o prefeito destacou a importância da realização do encontro. “Queremos ouvir a demanda de vocês para poder dar os encaminhamentos. Hoje contamos aqui também com a presença do Conselho de Saúde, pois é importante que vocês saibam que ele é um órgão fiscalizador da saúde e que inclusive vocês podem participar das reuniões que são feitas na primeira quarta-feira de cada mês para apresentar as reivindicações”, observou.

Após ouvir as manifestações o prefeito afirmou que irá se reunir com alguns profissionais do posto para tratar de questões mais específicas, assim como irá participar nos próximos dias de uma das reuniões de planejamento feitas pela Unidade.

Em relação aos atendimentos médicos, que eram feitos por duas profissionais e hoje está sendo feito por apenas uma através do programa Mais Médicos, já que houve saída da Dra. Daniele, por opção da própria médica, o prefeito afirmou que a prefeitura já está trabalhando no sentido de providenciar a vinda de outro médico para a Unidade. Segundo ele é necessário que o Executivo encaminhe projeto para a Câmara, o que já está sendo organizado.

Durante o encontro Cláudio Martins ainda fez anúncios importantes, entre eles, a construção de uma nova Unidade de Saúde na Rua XV de Novembro esquina Marechal Floriano, a qual irá desafogar o fluxo da Unidade da Kennedy, garantindo mais qualidade nos serviços de saúde para a população. O prefeito também fez questão de destacar ações importantes que já foram desenvolvidas e hoje mudaram o cenário da saúde em Jaguarão. Entre os fatos levantados pelo prefeito está a construção de novos postos de saúde, como os do bairro Boa Esperança e o da Vencato, e a contratação de equipes de ESF , que hoje garantem uma equipe com médicos, dentista, agentes de saúde e enfermeiros nas unidades , mudando a situação antiga em que apenas três ou quatro médicos trabalhavam fazendo rodízios nos postos. Ele também destacou a mudança da estrutura do prédio da Secretaria de Saúde, a ampliação da farmácia básica e o fato do Município ter assumido a gestão do hospital, ações  que foram muito elogiadas pelos presentes. Outro ponto levantado pelo prefeito foi o programa Mais Médicos, do Governo Federal, que oportunizou que a saúde pública de Jaguarão contasse com os serviços de mais três médicos, sendo uma brasileira, Dra. Alice Boito, que atua no bairro Kennedy, Dra. Idia Luz, cubana que atua no bairro Vencato e o uruguaio Dr. Gonzalo, que presta serviços no bairro Bela Vista.

Encerrando a reunião as coordenadoras da Pastoral afirmaram que estavam muito felizes com o resultado do encontro e agradeceram a disposição do prefeito e da equipe em participarem da reunião e ouvirem as demandas.