Início > Notícias > Prefeito participa de reunião do Comitê de Área de Fronteiras

Prefeito participa de reunião do Comitê de Área de Fronteiras

Na manhã de quinta-feira (19), o Prefeito Favio Telis, como Presidente do Comitê Binacional de Área de Fronteiras, participou na cidade de Rio Branco, Uruguai, de uma reunião convocada pelas embaixadas do Brasil e Uruguai.

O encontro que aconteceu na Casa de Cultura de Rio Branco foi promovido pela República Oriental do Uruguai em Jaguarão, através do Cônsul Carlos Trianon e República Federativa do Brasil em Rio Branco, através do Vice-Cônsul Rafael de Andrade, e teve como principal objetivo discutir políticas públicas na Fronteira e reuniu participantes dos dois países, a reunião contou com a presença de representantes do Ministério do interior do Uruguai, Senadores e Intendentes e pelo lado brasileiro, as autoridades representadas pelo Ministério da Integração, representantes do Governo Estadual, membros do Governo Municipal de Jaguarão, Presidente do Legislativo de Jaguarão e comunidade jaguarense.

A Abertura oficial contou além da Presença do Prefeito Favio Telis, com o senhor lntendente de Cerro Largo Sergio Botana, Diretor de Fronteiras Ministro Boris Svetogorsky, Secretário da Embaixada da República Federativa do Brasil -Jagan Ribeiro, Senador Yero Pardifias e o Alcalde de Rio Branco Christian Morel.

Na ocasião foram formados grupo de estudos que trataram dos seguintes temas: Cooperação em matérias de Segurança Pública e Judicial; Áreas de Controle Integrado, Saúde, Políticas Sociais de Fronteira; Educação, Meio Ambiente, Saneamento e Turismo.

Em sua fala o Prefeito ressaltou a importância de discutir e encontrar soluções para resolver problemas de décadas, “A burocracia dos Governos Centrais provoca um entrave importante para que se consiga evoluir nos temas propostos. Enquanto não houver o entendimento, por parte de Brasília e Montevidéu, de que as soluções têm que se dar de forma célere, daqui há alguns anos estaremos discutindo as mesmas pautas, como por exemplo o caso da 2ª Ponte Internacional, que já se discute há praticamente 20 anos”, ressaltou Telis.

De acordo com o Cônsul do Uruguai no Brasil Carlos Trianon as reuniões do Comitê de Fronteira se realizam de forma anual ou bianual e se dividem em oito subcomitês de trabalho e discutem melhorias de atendimento nas Fronteiras

Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042