Início > Gabinete do Prefeito > Prefeito promove reunião sobre segurança no município

Prefeito promove reunião sobre segurança no município

Projeto de vídeo monitoramento foi pauta de discussão

Na manhã de terça-feira (28), o prefeito Favio Telis promoveu reunião no gabinete municipal, envolvendo algumas lideranças da cidade, para tratar sobre ações de segurança, no sentido de tentar reduzir os índices de criminalidade.

Na oportunidade foi apresentado um plano de emergência, com a possibilidade da instalação de câmeras de vídeo monitoramento, em pontos estratégicos do município, através da parceria com uma empresa de provedoria de internet fibra ótica.

Segundo o prefeito Favio Telis, na busca de parcerias para implantação do sistema de colocação de câmeras, a empresa STA Telecom se dispôs a auxiliar o município, colocando a estrutura já existente, para iniciar as ações.

Presentes na reunião, o vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho, os vereadores Enio Rigatti e Luiz Veleda, o secretário da Fazenda, Eduardo Pereira, o comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira – BPAF, major Martinez, o presidente do Sindilojas, José Fernando Mendes, o diretor da empresa STA Telecom, Ronaldo de Armas Echevenguá, representantes do Sindicato Rural de Jaguarão e o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação do município, Denis William Neves.

Na discussão em torno da viabilidade da implantação desse processo emergencial, todos os presentes elogiaram a iniciativa do Poder Executivo, demonstrando interesse em participar e dar continuidade ao projeto. Alguns pontos, como quantidade e localização das câmeras, monitoramento e uso das imagens, ainda deverão ser analisados e, num curto espaço de tempo, deverão retomar as conversas para formatar o processo.

O comandante do 3º BPAF, major Fabio Martinez Maciel destacou a importância do sistema, colocando que já teve experiência com esse tipo de monitoramento, em outros municípios e, que, o problema sempre esbarrava na manutenção dos equipamentos. “Também temos problemas com a defasagem no efetivo da guarnição de Jaguarão, o que implicaria no serviço de monitoramento das câmeras”, alega o comandante.

Já o presidente do Sindilojas, Fernando Mendes salientou que por algumas vezes participou de reuniões para discutir tais questões, porém, acabam caindo no esquecimento e não evoluíam. “Na maioria das vezes eram apresentados projetos mirabolantes, com altos valores, que acabavam não saindo do papel”, enfoca o presidente do Sindilojas, elogiando a atual inciativa.

O diretor da STA Telecom, Ronaldo de Armas Echevenguá diz que colocou sua empresa à disposição do projeto, pois sente a necessidade de que algo deva ser feito para reduzir a criminalidade em Jaguarão. “Um projeto inicial, desse tamanho, está ao alcance de todos e poderá ser viabilizado rapidamente”, diz o empresário.

O diretor do departamento de TI do município, Denis William Neves, fez o estudo de viabilidade para que as câmeras operem on line, ou seja, com transmissão ao vivo para quem acessar o site de transmissão. “As câmeras ao vivo seriam acessadas por qualquer cidadão e auxiliariam o serviço de policiamento ostensivo no município”, informa Denis William.

O vereador Enio Rigatti colocou que existe a necessidade de uma ação rápida para evitar problemas maiores. “Só o fato da instalação de câmeras nas estradas e nas ruas deverá inibir a ação dos criminosos e, consequentemente, reduzir a criminalidade no município”, diz o vereador.

O prefeito Favio Telis evidenciou que chamou a todos, para tentar encontrar uma solução rápida para o problema. “Temos um projeto tramitando no Governo Federal, que contempla o cercamento eletrônico de todo o município, mas como esse processo ainda pode demorar, precisamos agir rapidamente, com os meios que estão ao nosso alcance, no sentido de tentar reduzir os índices de criminalidade no município”, disse o prefeito.

Encerrando a reunião, Favio Telis informou que na quinta-feira (30), estará participando de uma audiência, em Pelotas, com a presença do vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública do RS, delegado Ranolfo Vieira Júnior e do secretário estadual de Articulação e Apoio à Municípios, Agostinho Meireles, para tratar sobre segurança pública na região. O prefeito estendeu o convite às entidades jaguarenses, representadas na reunião.

As ideias debatidas durante a reunião serão levadas para a discussão dentro das entidades representantes e, num próximo encontro, definir a formatação para a execução do projeto de vídeo monitoramento.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias