Início > Material de Imprensa > Prefeito reúne-se com Reitora e IPHAN para tratar do Centro de Interpretação do Pampa

DSCF4081

Na tarde de quinta-feira (24), o Prefeito Cláudio Martins reuniu-se com o novo Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado (IPHAN-RS), Eduardo Hahn, e a Reitora da Universidade Federal do Pampa Ulrika Arns, em seu gabinete em Bagé, para tratar de questões referentes ao projeto do Centro de Interpretação do Pampa. Também participaram do encontro a Diretora de Patrimônio da Secretaria de Cultura e Turismo, Andréa Lima, e os Pró-reitores de Obras, Planejamento e Extensão da Universidade.

Na oportunidade, o Prefeito destacou que a finalização da obra de instalação do Centro de Interpretação do Pampa nas ruínas da Enfermaria Militar, incluindo conteúdo e mobiliário, foi elencada como uma das principais prioridades do Município para o PAC 2 Cidades Históricas. “Temos atuado firmemente na recuperação do patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento para a cidade e asseguramos os recursos necessários para a finalização desta obra, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Unipampa e o IPHAN”, explica.

Cláudio Martins ainda complementou afirmando que a obra trata-se de uma das principais estratégias para a valorização da comunidade do bairro Cerro da Pólvora e reiterou o compromisso de priorizar a pavimentação nas áreas de acesso e de entorno do prédio, que serão realizadas por meio de um programa de financiamento da Caixa Econômica Federal.

Entre as pautas, o Prefeito ponderou junto a Reitora se havia a necessidade de gradeamento da área do Parque, prevista no projeto por conta de uma solicitação da Universidade. “Defendemos alternativas ao cercamento de forma que a população possa usufruir deste espaço , levando em conta as tradicionais relações da comunidade com o bem”.

Esta mesma posição já havia sido defendida, inclusive, pelo próprio arquiteto Marcelo Ferraz, autor do projeto, que afirmou que “um projeto agregador, que tem como fim maior a convivência entre todos, não importando a classe social, o nível de escolaridade ou a faixa etária, não poderia ter barreiras ou cercas, sejam elas físicas ou imaginárias”.

Diante do exposto pelo Prefeito, a Reitora afirmou que as grades foram projetadas a fim de proporcionar a segurança do prédio durante à noite e afirmou que durante o dia o espaço será aberto, inclusive aos finais de semana. A Universidade comprometeu-se em revisar o projeto e abrir mais portões nas grades, priorizando, inclusive, as rotas dos trabalhadores que se deslocam entre o centro e o bairro e tradicionalmente cruzam o local.

O Superintendente do IPHAN, Eduardo Hahn, tratou da necessidade de se investir em programas de Educação Patrimonial e atividades de extensão para a área e sobre o envolvimento do corpo docente e discente nesta nova etapa do projeto, em que os projetos complementares envolvem a concepção dos conteúdos do prédio e devem contar com a colaboração dos diversos cursos que a Universidade oferece. “Tratamos, primeiramente, de assegurar a consolidação das ruínas, nesta etapa da obra que já está em andamento. Temos agora o desafio de debater o seu uso, conteúdos, e as políticas que lá serão implantadas”, afirma o Superintendente.

O Município, a Unipampa e o IPHAN reafirmaram a parceria e compactuaram em trabalhar firmemente para que a obra seja concluída se possível no ano de 2014.