Início > Material de Imprensa > Prefeitos da região reúnem-se com o MP para tratar sobre a situação crítica da saúde no Estado

Foto: Fernanda Cassel

Na tarde desta segunda-feira (14) o prefeito Cláudio Martins participou do encontro que reuniu promotores públicos da região, secretários de saúde e prefeitos que integram a Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul). Realizada na Prefeitura de Pelotas a atividade teve como objetivo promover o diálogo com os representantes do Ministério Público sobre o atraso de repasses do Governo do Estado aos municípios, em especial na área da saúde.

De acordo com o prefeito Cláudio Martins, proponente do encontro, a reunião foi pensada no sentido de dar conhecimento ao Ministério Público sobre a atual situação vivida pelos municípios. Ele destaca que o atraso de repasses por parte do Governo do Estado na área da saúde tem resultado em diminuição e suspensão de serviços em diversos municípios, comprometendo o atendimento a população. Segundo o prefeito Cláudio,  em Jaguarão os atrasos já somam uma dívida de R$2 milhões que incluem os repasses que já deveriam ter sido feitos para a secretaria de Saúde e para a Santa Casa de Jaguarão. “ É preciso focarmos em ações coletivas para avançarmos diante destas dificuldades. Acredito que seja fundamental que as Câmaras de Vereadores também estejam junto e participem deste debate”, observou.

Durante a reunião foi realizada uma apresentação sobre o balanço da situação da saúde em Pelotas. Ao longo do encontro os demais representantes dos municípios também colocaram questões sobre o drama vivido em seus hospitais, oportunidade em que foi frisado que a crise não é local e sim estadual. A preocupação dos gestores também se deve ao fato de que os impactos negativos da atual situação estão refletindo nas pessoas e o que está em risco são vidas. Também foi enfatizado que além dos cortes que prejudicam a alta e média complexidade, os recursos para atenção básica também começam a ficar comprometidos.

Nesta sexta-feira (18) os prefeitos da Azonasul participam de encontro em Arroio Grande para tratar da paralisação das prefeituras convocada pela Famurs, no dia 25 deste mês.

Ato em defesa da Saúde Pública: Na tarde de ontem (14) o secretário de Saúde, Celso Caetano e o gestor presidente da Santa Casa de Caridade, João Cláudio Pedroza, estiveram em Porto-Alegre, onde participaram da Assembleia “Todos Juntos em Defesa da Saúde Pública”. Segundo Celso a atividade teve como objetivo buscar alternativas à crise do financiamento da saúde que ameaça gravemente os municípios, os hospitais e os trabalhadores. Ele destaca que o ato contou com a participação de várias representações: Famurs, AGM, Federação das Santas Casas, Associação dos Hospitais Públicos, OAB, COSEMS-RS, SindSaúde, UVRGS, CMP, deputados estaduais e federais, secretários municipais,  administradores de hospitais e trabalhadores em saúde.

Ainda de acordo com as informações de Caetano, o Secretário Gabardo, que comanda a pasta da saúde no Estado, ao se manifestar teve sua fala interrompida por vaias e grande parte da plenária ficou de costas em repúdio diante do modo como a saúde e os trabalhadores vem sendo tratados em todo o Rio Grande do Sul.

Ao final foi feita uma caminhada até o Palácio Piratini para entregar a Carta Aberta da Frente Gaúcha em Defesa da Saúde Pública.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão