Início > Material de Imprensa > Prefeitura dá início ao Programa Saúde na Escola

Prefeitura dá início ao Programa Saúde na Escola

Fotos: Fernanda Barbier

Na manhã de terça-feira (07) foi realizado na escola Ceni Soares Dias, no bairro Bela Vista, a cerimônia de lançamento do programa Saúde na Escola, uma parceria do governo federal com a prefeitura, através das secretarias de Saúde e Educação.

Fizeram parte da mesa principal o vice-prefeito Lisandro Lenz, a coordenadora regional DST/AIDS Hilda Heinen, a secretária adjunta de Educação, Raquel Moreira, a secretária adjunta de saúde, Dolores Gaidarji, a vereadora Roseli Calvetti e a diretora da escola Ceni S. Dias, Ana Cristina Pereira.

O vice-prefeito Lisandro Lenz destacou a importância de aproveitar o espaço privilegiado da escola para desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde. “  O foco do programa será o trabalho preventivo, o combate a obesidade infantil e a identificação e tratamento de problemas de visão. Esse programa que atenderá todas as escolas da rede municipal trará benefícios para nossas crianças e jovens e também uma nova forma de trabalhar, transversalizando as ações e marcando a importante união entre as áreas como saúde e educação”, afirmou.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Raquel Moreira além das orientações que receberão sobre a importância de uma alimentação saudável com foco na prevenção da obesidade, as crianças irão passar por uma pesagem e àquelas que tenham alguma dificuldade de enxergar, identificada pelas professoras, serão encaminhadas para um teste de visão. Ainda de acordo com a secretária, com esse programa, as escolas e as unidades de saúde terão uma relação mais próxima.

Ao final da cerimônia de lançamento as crianças e professores acompanharam uma palestra sobre os cuidados com a alimentação, ministrada pela nutricionista Taís Cunha.

Também estiveram presentes na cerimônia a vereadora Miriam Coelho, a representante regional do programa DST/Aids e Saúde Mental, Estela Amaral, a diretora da escola Castelo Branco, Branca Helena Storniolo, entre outros.

Cronograma das atividades nas Escolas:

07/05- Ceni Soares Dias
08/05-Castelo Branco