Início > Material de Imprensa > Prefeitura e CEADI firmam parceria para fomentar a economia solidária no município

Fotos: Fernanda Barbier

Na última quarta-feira (05), no Centro Público de Economia Solidária, foi realizada a cerimônia de assinatura do convênio entre Prefeitura Municipal e o Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Integral (CEADI).

Participaram da mesa principal o prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Vieira e o diretor Executivo da CEADI, Cláudio Bittencourt.

Com o convênio firmado de junho a dezembro de 2013, o município irá repassar o valor de R$2.000,00 mensais ao Centro, o qual ficará com a incumbência de promover a organização e qualificação dos empreendimentos e empreendedores da Economia Popular e Solidária, propiciar a inclusão digital aos jovens e adolescentes, bem como das pessoas que precisam de requalificação no mercado de trabalho.

Ainda de acordo com o plano  também estão as parcerias com universidades buscando apoio técnico para a execução e desenvolvimento de atividades e projetos nas áreas da educação, preservação e recuperação ambiental, na qualificação e formação das trabalhadoras e trabalhadores de Jaguarão em diferentes áreas do conhecimento, assim como a busca aos órgãos públicos estaduais e federais através da apresentação de projetos.

Com essas ações a ideia é que a CEADI seja uma peça auxiliar do Executivo na busca pela inclusão social, respeitando o meio ambiente e a promoção efetiva dos direitos humanos.

Para o vice-prefeito Lisandro Lenz essa parceria vai ser de grande importância para fortalecer o Centro Público de Economia Solidária, onde serão oferecidos cursos de qualificação com foco no trabalho coletivo e no desenvolvimento sustentável.

Segundo Cláudio Martins a prioridade deste convênio é oportunizar mais qualidade de vida para a população. “Esse é um convênio singelo, mas que tem um objetivo grandioso que é criar alternativas de qualificação e de geração de emprego e renda. Essa parceria é um compromisso com as pessoas”, observou o prefeito.

O secretário Paulo Vieira destacou os exemplos da Economia Solidária em Jaguarão e as expectativas com o convênio “A Economia Solidária é a que mais se desenvolve no mundo. Em Jaguarão temos o exemplo da Cooadesps, das Artesãs e através desta parceria, em que buscamos a qualificação e o desenvolvimento do ser humano, podemos criar alternativas, para que possam surgir mais grupos solidários, com sucesso nos seus negócios, garantindo renda para suas famílias e também contribuindo para o desenvolvimento de Jaguarão”, ressaltou.

De acordo com os representantes da CEADI e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nos próximos dias acontecerão reuniões com pessoas da comunidade e que desenvolviam ações no Centro Público de Economia Solidária, a fim de organizar como serão realizadas as novas atividades de formação.

Assessoria de Imprensa – PMJ