Início > Material de Imprensa > Prefeitura e Governo do Estado assinam ordem de início para as obras de recuperação da Estrada da Perdiz

Fotos: Fernanda Barbier

Na manhã de segunda-feira (04) foi realizada a solenidade que marcou a assinatura da ordem de início das obras de recuperação da estrada da Perdiz em Jaguarão. O ato contou com a presença do Secretário Chefe da Casa Civil do Estado, Carlos Pestana e dos representantes da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Guido Bamberg e Dédo Machado. A ação que é uma parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Jaguarão faz parte do Programa Estradas do Desenvolvimento, que tem como objetivo melhorar as condições do tráfego de veículos e a qualidade do escoamento da produção agrícola.

Para o Prefeito Cláudio Martins essa parceria com o Estado é de grande importância, já que o município possui dificuldades de manter as estradas rurais. “Serão 51 km que irão receber essa ação, a qual não envolve apenas o patrolamento, mas também a recomposição de alguns trechos, drenagem, substituição e colocação de tubos”. Ainda segundo o prefeito é importante destacar que o trabalho do município para manter as estradas conta com a parceria constante dos grandes e pequenos produtores.

Em seu discurso durante a solenidade o Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, falou sobre o quanto este programa está sendo positivo para os municípios gaúchos, considerando que ele dialoga com uma grande demanda apresentada pelos prefeitos. “ Aqui em Jaguarão estamos investindo aproximadamente R$3 milhões para recuperação desta estrada que é tão importante para a cidade e que recebe um grande fluxo de veículos e carga pesada”.

Também presente no evento o presidente do Sindicato Rural de Jaguarão, Fernando Barreiros destacou a sensibilidade do Governo do Estado com os municípios e  afirmou que a ação é vista com bons olhos. Ele comentou sobre as transformações na matriz produtiva do município e o crescimento do fluxo pesado para o escoamento da safra o que exige um suporte maior na manutenção das estradas.

A líder de governo no Legislativo, vereadora Roseli Calvetti disse que o nome do programa vem ao encontro do local onde a ação será desenvolvida. “Esta estrada da Perdiz, que passa pelo Quilombo e Cerrito é de grande importância para o desenvolvimento da cidade. Além do escoamento, ela dá acesso para Herval e também tem o fluxo do transporte escolar”, disse.

Segundo o representante da comissão das estradas rurais, Enilson Caldas, os produtores têm enfrentado problemas com a manutenção das estradas, por isso acredita que esta ação é positiva e certamente vai melhorar o acesso.

O valor dos serviços será de R$294.720,00 com um total de 1920 horas máquina. A previsão é de que em três meses o serviço esteja concluído.

Confira mais imagens acessando o link: