Início > Material de Imprensa > Prefeitura inicia processo de informatização de Unidades Básicas de Saúde

Prefeitura inicia processo de informatização de Unidades Básicas de Saúde

esus_ab

As Unidades Básicas de Saúde Dr. Carlos Gonçalves da Silva (Boa Esperança), Arnaldo Valdomiro Ferreira (Pindorama) e Cleusa Maria Martins Ussandizaga (Bela Vista) receberam, na última semana, instalações de rede elétrica e lógica. As Unidades Carlos Olavo Chaves (Vencato) e Dr. Rudy Walter Kussler (Kennedy) também serão contempladas nesta semana.

O recurso para esta ação é proveniente do programa Rede SUS-RS para estruturar, informatizar e viabilizar a implantação do Prontuário Eletrônico e-SUS, através do financiamento de equipamentos de informática e da adequação da rede elétrica e lógica das Unidades. O secretário de Saúde Celso Caetano tomou a iniciativa para o cadastro da cidade no programa, trazendo mais de R$ 196 mil em verbas do Estado para a informatização, adquiridas no governo de Tarso Genro.

Segundo o secretário as equipes das UBS’s  receberão treinamento para o uso do Prontuário Eletrônico. Com a informatização, os custos em saúde serão reduzidos, os serviços prestados à comunidade serão de maior qualidade, e haverá acesso a dados estatísticos de gestão (como o número de pacientes atendidos, tempo de espera, prontuários, etc.), alinhando o município às políticas do Ministério da Saúde.

Serão 36 tablets, 40 computadores (8 por unidade), 5 switchs (1 por unidade), 15 impressoras a laser monocromáticas (3 por unidade) e 15 estabilizadores de 1000VA (3 por unidade). Segundo Celso, cada agente comunitário de saúde receberá um tablet para uso profissional. “Graças a este programa temos a possibilidade de informatizar as unidades básicas de saúde com equipamentos de última geração. Podemos afirmar que Jaguarão tem, nos últimos anos, investido muito em saúde e buscado projetos para qualificar cada vez mais os serviços prestados aos usuários do SUS. São inúmeras as conquistas pra Jaguarão na área da saúde, como renovação de frota de veículos, construção e reforma de UBS’s, Programa Mais médicos, entre outras ações”, destaca.

O secretário também esclareceu que as instalações estão na fase de acabamento da rede elétrica e lógica, e que logo iniciará a etapa de instalação das antenas para sinal de internet. Os equipamentos já foram adquiridos e estão sendo entregues pelas empresas. “É muito gratificante incluir Jaguarão num programa onde somente outras duas cidades na região sul conseguiram o financiamento, que são Rio Grande e São Lourenço do Sul”, finaliza.

Departamento de Comunicação – PMJ