Início > Material de Imprensa > Profuncionário do IFSul forma suas primeiras turmas em Jaguarão

Profuncionário do IFSul forma suas primeiras turmas em Jaguarão

Foto: Roberto Luzardo

O Profuncionário do IFSul formou  suas primeiras turmas dos  cursos técnicos na modalidade subsequente. A cerimônia de formatura aconteceu na noite de sexta-feira (08), na Biblioteca Pública de Jaguarão. Ao todo foram 49 funcionários formados distribuídos em 4 turmas: 10 Técnicos em Alimentação Escolar; 11 Técnicos em Infraestrutura Escolar; 12 Técnicos em Multimeios Didáticos e 16 Técnicos em Secretaria Escolar.

No estado são 14 polos formando funcionários de escolas da rede pública municipal e estadual nessas quatro frentes de atuação, possibilitando-lhes a qualificação e valorização como profissionais da educação.  O programa teve início no IFSul em 2012 e contempla cerca de 1.200 funcionários de escolas públicas de várias cidades do Rio Grande do Sul.

Segundo a coordenadora-geral do programa no IFSul, Alexandra Garcia Mascarenhas,  a qualificação profissional,  por intermédio dos cursos do Profuncionário, proporciona a valorização dos funcionários  como educadores. “Isso repercute nas suas atuações dentro das escolas e nos avanços com relação aos direitos à profissionalização”, avalia.

Na formatura da última sexta estiveram presentes, como representantes do IFSul, João Francisco de Castro Collares (Diretor de Ensino) representando o reitor, Marcelo Bender Machado, Dagnon da Silva Ribeiro (Chefe de Departamento de Ensino Técnico de Nível Médio), representando o diretor-geral, Rafael Blank Leitzke e o Coordenador do Profuncionário no Campus Pelotas, Vagner Gregue de Almeida e Sérgio Ricardo Krüger, chefe de gabinete.

DSCN9012O Prefeito de Jaguarão, Claudio Martins, foi representado pela Secretária Adjunta de Educação e Desporto, professora Raquel Couto Moreira, que também respondia pela Secretária de Educação, professora Maria da Graça Souza.

O Polo UAB de Jaguarão foi representado pelo Coordenador do Polo, professor Alfredo Duarte de Paiva, pela funcionária homenageada, Eliane Espíndola, pela coordenadora do Profuncionário em Jaguarão, professora Carmem Angela Corrêa Araujo e pelos tutores presenciais das turmas, professores Alice Mara Bom, Mara Regina Moreira Veiga, Sônia Valli e João Carlos Pires dos Santos.

Saiba mais : O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação (MEC), de abrangência nacional, que proporciona formação a funcionários de escolas públicas. O objetivo é valorizar o trabalho de profissionais que atuam na área da educação, oferecendo cursos de formação técnica de nível médio nos Institutos Federais.

O IFSul, em parceria com a Setec/MEC e com financiamento da Rede e-Tec Brasil, está oferecendo sem custos para os servidores estaduais e municipais do RS, os cursos técnicos do Profuncionário.

Os cursos são executados na modalidade a distância, com transmissão de videoaulas nos polos de apoio presencial. As aulas práticas ocorrem no polo de apoio presencial, bem como nas escolas públicas conveniadas e selecionadas para esse fim. Os alunos recebem material impresso gratuitamente e contam com o apoio de tutoria presencial e a distância, além de equipe de apoio com professores formadores e ambiente virtual de aprendizagem.

Apesar da flexibilidade de horário e local, as atividades acadêmicas previstas, tais como leituras, exercícios, pesquisas e tarefas diversas, requerem uma dedicação média do aluno de 20 horas semanais.

Dentro dessa carga horária, há um encontro semanal no Polo UAB de apoio presencial de Jaguarão, em dia específico para assistirem as videoaulas.

Novos Cursos: Em 2014 será ofertada uma segunda edição dos cursos técnicos do Profuncionário. As inscrições estão sendo realizadas até o dia 18 de agosto, com a professora Carmem Angela, na Secretaria de Educação.