Início > Material de Imprensa > Projeto Arte de Rua aos Quatro Ventos retorna com sucesso na Escola Antônio de Sampaio

Foto: Fernanda Barbier

A tarde de sábado (17) foi movimentada na Escola Antônio de Sampaio. Isso porque a comunidade do bairro Corredor das Tropas foi escolhida para a retomada do projeto Arte de Rua aos Quatro Ventos, da Secretaria de Cultura e Turismo, que pretende, através da valorização das linguagens da cultura hip hop, promover a inclusão social, o diálogo com a juventude e incentivar a produção cultural nos bairros da cidade.

Integrando a programação, o jaguarense Matheus Pereira, mais conhecido como MC Kaabe, destacou-se com a apresentação de um rap de sua autoria, já que as próximas atividades do projeto contarão com a oficina de improvisação musical, ritmo e poesia. Foi realizada, também, uma apresentação de basquete de rua, a cargo do Grupo Basquete Jaguarão, onde as crianças aproveitaram para participar de uma atividade de introdução a este esporte, que tem se destacado na cidade e é uma das novidades do projeto este ano.

Outra atividade que fez sucesso entre a criançada foi a oficina de danças urbanas, ministrada pelo professor Cristiano Amorim, integrante da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo e novo coordenador do projeto.

O Prefeito Cláudio Martins se fez presente na atividade e destacou esta como uma ação estratégica do governo para a descentralização, que visa a redução da violência nos bairros e a valorização das comunidades.

Segundo o Prefeito, é necessário promover a articulação das políticas públicas de cultura com as de outras áreas, como a educação, meio ambiente, desenvolvimento social e econômico. “Com o projeto Mais Educação, por exemplo, as crianças tem contato diretamente com linguagens artísticas, ações educativas e esportes, que estão oferecendo atividades praticamente nos dois turnos. O Arte de Rua aos Quatro Ventos percorrerá todos os bairros do município com atividades aos sábados, proporcionando mais um espaço de formação, promoção cultural e lazer”, ressalta.

O próximo encontro do Arte de Rua aos Quatro Ventos será realizado no Bairro Kennedy, no  dia 31 de junho. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada a Rua General Marques, 143 – A, ou através do telefone (53) 3261 5100, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.