Início > Material de Imprensa > Restauração da Matriz do Divino Espírito Santo terá início nas próximas semanas

Restauração da Matriz do Divino Espírito Santo terá início nas próximas semanas

Foto: Fernanda Cassel

As obras de restauro da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, uma das ações contempladas pelo PAC 2 Cidades Históricas, serão realidade dentro de alguns dias. Considerado um dos mais importantes patrimônios do município, o prédio da Matriz está localizado no coração do centro histórico de Jaguarão e começou a ser construído em 1846, sendo concluído em 1875.

Na noite de ontem (1º) a notícia foi pauta de reunião, realizada na Matriz do Divino, com a presença de representantes da Prefeitura, da Igreja, da empresa Marsou, que irá executar a obra, e de membros da comunidade católica.

No início do encontro o prefeito Cláudio Martins e o padre Hamilton Centeno, falaram sobre a relevância desta obra e o quanto esta ação significa para a cidade, no que diz respeito a preservação da memória e da história, assim como sua importância para o fortalecimento da cultura e do turismo. A reunião também contou com a participação da secretária adjunta de Cultura e Turismo, Andréa Lima, que falou sobre o PAC Cidades Históricas e também do diretor de Patrimônio da Secult, Thiago Ramires, que abordou a importância da história da Matriz para Jaguarão.

Na sequência foi feita a apresentação do projeto de restauro, pelo secretário de Planejamento Pedro Caetano e pela arquiteta Adriana Ança. Conforme as informações apresentadas o projeto é de autoria da arquiteta Simone Neutzling e foi contratado pela Arquidiocese de Pelotas, com apoio e mobilização da comunidade católica. A obra que tem previsão de execução de 2 anos, conta com investimentos de R$ 5.884.067,74 via PAC Cidades Históricas, e contempla o restauro da Igreja ( telhado, forro, piso, paredes, vitrais, instalações elétricas, escada e arco do cruzeiro)e a reforma e ampliação do Salão Paroquial e Memorial.

Para o prefeito Cláudio Martins é uma grande alegria ver o início de mais uma importante obra para a preservação da história e da memória do povo jaguarense. “ É gratificante ver essas obras se tornando uma realidade. Lutamos muito e nos dedicamos fortemente no tema do patrimônio e esses resultados, como o Theatro, o Mercado, o CIP e a Igreja, representam a coroação de um trabalho de um governo que apostou muito na valorização do patrimônio cultural”, destacou Martins, ressaltando ainda que essa será mais uma obra que vai gerar trabalho e renda, contribuindo com a vida de muitas famílias jaguarenses.

Ao final do encontro foi feita a assinatura do contrato entre a Prefeitura, representada pelo prefeito Cláudio Martins, e a empresa Marsou Engenharia, representada pela arquiteta Simone Delanoy. Assinaram como testemunhas o padre Hamilton Centeno e o Bispo emérito da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jaime Chemello.  Também estiveram presentes no ato o vice-prefeito Lisandro Lenz, a presidente da Câmara, Roseli Calvetti, o vereador Renato Baucke, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Dr. Eduardo Soares, entre outros.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão