Início > Material de Imprensa > Restauro do Clube Jaguarense em pauta

Restauro do Clube Jaguarense em pauta

Foto: Fernanda Cassel

Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Prefeitura de Jaguarão e Associação Cruzeiro Jaguarense reuniram-se na manhã de quinta-feira (13) no Gabinete do Prefeito, oportunidade em que acertaram detalhes sobre o restauro do Clube Jaguarense, através do PAC Cidades Históricas.  Como encaminhamento da reunião, ficou definida uma comissão que irá reunir-se nesta semana para que seja discutida a questão dos usos e as áreas necessárias, já que a ideia é que o privado e o público compartilhem o espaço. A definição dos termos jurídicos também estará na pauta.

Na abertura do encontro o Superintendente do IPHAN no Estado, Eduardo Hahn, destacou a importância do PAC Cidades Históricas, que nesta fase está destinando R$150 milhões para o Rio Grande do Sul, que serão distribuídos para a restauração de diversos prédios em Jaguarão, Porto Alegre, Pelotas e São Miguel das Missões.

Sobre o Clube Jaguarense, Hahn afirmou que esse é um dos projetos mais significativos, tanto pelo Clube como em especial pela questão de sua localização de destaque no Centro Histórico. “O prédio já recebeu recursos do Governo Federal, após o desabamento de sua cobertura e agora tem tudo para receber um investimento a fundo perdido. É uma oportunidade única. Se não for usado agora ele terá outro destino”, observou o Superintendente alertando que no dia 28 de fevereiro se encerra o prazo para encaminhar os termos de referência para elaboração do projeto e o dia 31 de julho é o limite para licitação das obras.

O presidente do Clube Jaguarense, Fred Nunes, comentou sobre o processo de retomada da instituição e falou da disposição de integrar o projeto. Embora defenda o uso múltiplo do espaço, entre a direção do Clube e Prefeitura, ele apresentou algumas discordâncias, as quais serão ajustadas na próxima reunião com a comissão que foi definida pelo grupo. O prefeito em exercício Lisandro Lenz também defende o uso compartilhado, mas destaca a preocupação em como ficaria a gestão do município neste processo. “ Entre as preocupações está o porte do investimento que será feito no local. Temos que garantir o interesse da municipalidade”, disse.

Conforme o Procurador do Município, Rodrigo Moraes, há um consenso entre a prefeitura e o clube de que o local é um espaço de memória e um espaço da comunidade. “Não vejo tantas discordâncias nesta reunião. Acredito que temos um terreno fértil para avançar”, finalizou.