Início > Material de Imprensa > Reunião emergencial sobre a situação da saúde será realizada hoje na sede da AZONASUL

saúde (1)
Arte: Fernanda Barbier/Prefeitura de Jaguarão

Por sugestão do prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins será realizada na tarde de hoje (09), na sede da Azonasul em Pelotas, uma reunião emergencial para tratar das dificuldades que os Municípios vêm enfrentando diante dos atrasos nos repasses de recursos, por parte do Governo do Estado. O encontro, que será coordenado pelo presidente da Azonasul e prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, também debaterá os problemas causados com anúncios de fechamento de hospitais.

De acordo com o prefeito Cláudio o encontro reunirá prefeitos, gestores de saúde, diretores de hospitais e deputados da região a fim de buscar soluções para este grave problema, visando sensibilizar o governador José Ivo Sartori para cumprir os pagamentos devidos aos hospitais. Ele destaca que os Municípios além de enfrentarem os problemas específicos locais, também estão com dificuldades na transferência de pacientes. “No caso do nosso Município, por exemplo, já temos dificuldade de transferência dos pacientes de Jaguarão que precisam do atendimento em outras cidades da região, e de pacientes de Herval, Arroio Grande e Pedro Osório, que também buscam os serviços da Santa Casa de Jaguarão”, observa.

Sobre a reunião emergencial a assessoria técnica da Azonasul, afirma que a expectativa é de que o encontro seja marcado por um encaminhamento satisfatório que busque minimizar os problemas gerados às comunidades da Zona Sul. As confirmações de presenças para a reunião surpreenderam a equipe de organização: dos 23 prefeitos ligados à entidade, 22 confirmaram presença acompanhados de representantes e seus municípios. Os deputados convocados também estão cancelando agendas para estarem na reunião.

Sobre a situação de Jaguarão: No final da manhã de quarta-feira (08) a Prefeitura Municipal e a Santa Casa de Caridade divulgaram uma nota oficial sobre a difícil situação enfrentada no Município, em virtude do atraso de repasses do Governo do Estado e o não cumprimento de contrato. Na nota foi feito o anúncio de fechamento de 50% dos leitos do hospital. O documento completo pode ser acessado no site da Prefeitura de Jaguarão através do link https://www.jaguarao.rs.gov.br/?p=10835 .

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão, com informações da Azonasul.