Início > Material de Imprensa > RS Mais Igual é lançado em Jaguarão e 405 famílias receberão complementação de renda

Fotos: Fernanda Barbier

No sábado (14) foi realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal a Caravana da Inclusão, oportunidade em que foi apresentado o RS Mais Igual, programa que tem por objetivo complementar a renda das famílias beneficiárias do programa no município.

A cerimônia de abertura contou a apresentação do Coral do Projeto Case e com a presença do Prefeito Cláudio Martins, do Chefe da Casa Civil e coordenador do RS Mais Igual, Carlos Pestana, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Victória, do Presidente do Legislativo, Antônio Carlos Marques, da vereadora Roseli Calvetti, do Presidente do Conselho de Assistência Social Gaspar Dutra e da Deputada Estadual, Miriam Marroni.

Em seu discurso o prefeito Cláudio Martins destacou a importância das ações sociais que vem sendo implantadas pelo Governo do Estado, as quais estão alinhadas aos programas do governo federal.  Em um momento de emoção ele fez um relato das dificuldades vividas pela própria família, destacando a importância de defender a implantação desses programas que muitas vezes são apontados de forma preconceituosa por quem nunca passou por dificuldades. “Éramos doze irmãos em casa e convivíamos com a fome. Eu conheço o desespero de uma mãe que não tem o que dar para seus filhos comer”, relatou.

O Secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, ressaltou que o auxílio do programa para dar uma condição de vida melhor é um direito das famílias carentes beneficiárias, e tem como objetivo proporcionar condições básicas para que essas famílias possam ter oportunidades e condições para que no futuro não dependam mais dessa ajuda. . “Ao garantir uma renda mínima de cem reais por pessoa da família com crianças de até seis anos, o Governo do Estado está criando as condições básicas para que estas pessoas busquem qualificação. O Governo do Estado e o Governo Federal também oferecem cursos profissionalizantes do Pronatec. Com estudo e qualificação, vocês poderão conseguir um emprego digno, abrir o próprio negócio e, então, abrir mão desta ajuda e tocar as suas próprias vidas com dignidade e orgulho”, explicou Pestana.

As beneficiárias Santa Eva Sampaio e Caricilande Machado, que receberam o cartão simbólico do programa, ainda manifestaram a importância dos programas sociais na vida das suas famílias.

Na ocasião ainda estiveram participando do evento pra prestar atendimento ao público as equipes do Bolsa Família, CEEE, Vigilância Sanitária, Programa Primeira Infância Melhor e do programa RS Mais Igual.

Entenda o RS Mais Igual

O RS Mais Igual é um programa transversal de erradicação da pobreza extrema do Governo do Rio Grande do Sul. Alinhado ao plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, o RS Mais Igual é dividido em três eixos de atuação: transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades/inclusão produtiva.

Recentemente, o programa nacional Brasil Carinhoso e a ampliação do Bolsa Família garantiram que nenhuma família brasileira, desde que identificada e incluída no Cadastro Único, receba menos de R$ 70,00 mensais. Agora, com o RS Mais Igual, o Governo do Rio Grande do Sul vai garantir aos beneficiários do Bolsa Família com crianças de até seis anos, uma renda mensal de R$ 100,00 por pessoa.