Início > Material de Imprensa > Sebrae e Secretaria de Cultura e Turismo anunciam abertura de cursos

Sebrae e Secretaria de Cultura e Turismo anunciam abertura de cursos

Foto: Fernanda Cassel

A gestora do projeto Sebrae Turismo, Jussara Argoud e a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Andréa Lima, reuniram-se na manhã de quinta-feira (10) para tratar da oferta de cursos gratuitos voltados a profissionais das áreas de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de viagens entre outros ligados ao turismo. O primeiro curso a ser realizado será no dia 28 de julho e tratará sobre o tema da eficiência energética.

Conforme Jussara este curso que acontecerá na Câmara de Vereadores, das 14 às 17h, tem como objetivo auxiliar o empresário a otimizar o consumo de energia em seu estabelecimento. Ela explica que a atividade terá o apoio de um técnico especializado que vai auxiliar a identificar possíveis problemas que podem estar aumentando o consumo de energia e consequentemente aumentando os gastos da empresa. “Quem fizer o curso pode levar uma conta de luz para fazer essa análise. Muitas vezes algum equipamento está com um pequeno defeito e o empresário não identifica que ele pode estar gerando um gasto extra que pode ser solucionado”, explica.

Em relação a este trabalho de turismo do Sebrae, a gestora conta que ele está ativado na região desde 2004 e objetiva qualificar os serviços de turismo da Costa Doce. Ela destaca que em Jaguarão sete empresas participam do projeto. “ Elas fazem um investimento anual e recebem uma série de benefícios, como cursos, oficinas, palestras e também consultorias específicas, como as de inovação, entre elas, as de design de ambientes, material publicitário, meio ambiente, entre outras”, diz Jussara enfatizando ainda que as empresas integrantes do projeto recebem outras vantagens como ,por exemplo, o custeio de parte de projetos e subsídio em viagens, como a Missão Empresarial que acontecerá no mês de setembro e o custeio de transporte na visita técnica que será feita em agosto a um empreendimento em Santa Catarina, onde são desenvolvidas práticas sustentáveis de referência.

De acordo com o encaminhamento da reunião como os novos cursos que estão programados para julho, agosto e setembro, possuem mais de 20 vagas eles serão abertos a todas as empresas interessadas, não necessariamente precisando fazer parte do projeto. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas poderão ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo (General Marques, 143 A), das 8h às 14h, de segunda a sexta.

Confira os cursos programados:

*Eficiência Energética: Dia 28 de julho, das 14h às 17h, na Câmara de Vereadores.

* Cinco menos que são mais: Redução de Desperdícios: Dia 13 de agosto, das 14h às 18h, na Câmara de Vereadores.

*Oficina de Gestão de Resíduos Sólidos como vantagem competitiva: Dia 25 de setembro, das 14h às 18h, na Câmara de Vereadores. Observação: Aberto também a trabalhadores da reciclagem e coleta seletiva.