Início > Material de Imprensa > Secretaria de Educação e direção de escolas definem calendário letivo para 2014

Secretaria de Educação e direção de escolas definem calendário letivo para 2014

DSCN3924
Fotos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Jaguarão

Na manhã de sexta-feira (08) a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) realizou o Fórum de Diretores, atividade em que foram discutidas ações para os próximos meses e também a definição do calendário letivo de 2014.  Durante o Fórum também foi feita a entrega dos jalecos e toucas descartáveis que serão utilizadas pelas equipes que realizam a manipulação de alimentos nas escolas.

Na pauta do calendário de 2014 os diretores acompanharam a apresentação de algumas propostas, as quais foram discutidas pelo grupo. Em conjunto foi definido que as aulas da rede municipal de ensino terão início no dia 24 de fevereiro de 2014 e no dia 19 de dezembro de 2014 será o encerramento do calendário. De acordo com a SMED as escolas terão autonomia para organizarem suas ações dentro deste período, mas terão que apresentar seus projetos pedagógicos referentes às atividades docentes aos sábados à secretaria. Em relação à Copa do Mundo os diretores optaram por manter as atividades escolares durante o período de realização do evento esportivo, adaptando horários em dias de jogos da Seleção Brasileira e também realizando atividades pedagógicas com essa temática.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria da Graça Souza, o encontro foi um importante momento de organização. Ela destacou a questão das avaliações da Prova Brasil e prova ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), que acontecerão de 11 a 24 de novembro, para alunos do ensino fundamental e séries inicias. “Essa avaliação parte da ideia de que as provas serão importantes para a base da proposta curricular e pedagógica daqui pra frente. Será importante para qualificar o projeto de ensino”, avalia a Secretária que esclarece ainda que as provas irão fornecer dados sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Outra pauta destacada pela Secretária Maria da Graça foi a participação da SMED e das escolas na 5ª Semana da Consciência Negra, oportunidade em que as escolas irão apresentar experiências desenvolvidas em sala de aula, e também a presença na Feira Alternativa de Literatura e Arte (FALA), onde estão previstos o lançamento de uma revista digital sobre a educação no município e as experiências positivas das escolas, além de um livro de receitas que está sendo organizado pelas escolas de Educação Infantil da rede municipal.