Início > Material de Imprensa > Secretaria de Saúde divulga Dia Mundial contra as hepatites virais

Secretaria de Saúde divulga Dia Mundial contra as hepatites virais

hepatites

 

O dia 28 de julho é anualmente dedicado à conscientização para a questão das Hepatites Virais. Nesta data busca-se focar especialmente as ações da saúde coletiva, para o risco de transmissão da enfermidade, disponibilizando informação para a prevenção, bem como a tecnologia disponível na rede pública para detecção precoce dos casos (testes de triagem), para que se viabilizem tratamentos oportunos e adequados, que possam alcançar à cura e a minimização dos danos a saúde.

Segundo a coordenadora do programa em Jaguarão, enfermeira Sabrina Vencato, existem 55 municípios no Rio Grande do Sul prioritários para os agravos hepatite B, C, Aids e Sífilis Congênita, dentre eles Pelotas e Rio Grande, sendo que esse último ocupa a quarta posição no Estado com maior incidência de hepatite C (57,33 casos/100.000 habitantes).

Conforme a coordenadora é preciso divulgar a ideia de testagens para as hepatites B e C, não só para os grupos considerados de risco, mas para todos os suscetíveis. Ela destaca que diante desta necessidade a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, saiu às ruas na manhã de segunda-feira (27), a fim de divulgar a campanha, visitando o comércio e trabalhadores que manuseiam instrumentos que apresentam potencial contaminante, como manicures e tatuadores. Na oportunidade foi feita orientação sobre a importância do cuidado com a esterilização destes instrumentos e entregue material informativo.

Ainda segundo a enfermeira Sabrina é importante que a comunidade saiba que todas as Unidades Básicas de Saúde de Jaguarão fornecem teste rápido de Hepatite C, HIV e Sífilis, para a população em geral. Ela explica que não há necessidade de jejum e que os testes são realizados através de uma gota de sangue coletada do dedo da pessoa, sendo que o resultado sai em apenas 30 minutos. Também está disponível a vacina da hepatite B para todas as pessoas até 49 anos, devendo ser realizadas 3 doses, segundo o Calendário de Imunizações do Ministério da Saúde.

Saiba mais: As hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus, constituindo um grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber. Os tipos B e C são transmitidos através do compartilhamento de agulhas e materiais perfurocortantes contaminados, transfusão sanguínea realizada antes de 1993 e também através da relação sexual. Podem causar doenças graves como cirrose e câncer; e todos os tipos de hepatite podem levar à morte.

O bom é que o diagnóstico da hepatite pode ser feito na Atenção Básica, através dos testes rápidos, complementado com a Atenção Secundária (Serviços de Atendimentos Especializados às Hepatites Virais). Os testes rápidos são exames de triagem, necessitando, portanto, a testagem laboratorial para confirmar os resultados positivos.

 

Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042