Início > Material de Imprensa > Celso Caetano participa do 31º Congresso Nacional das Secretarias de Saúde

Celso Caetano participa do 31º Congresso Nacional das Secretarias de Saúde

20150807_110206
Divulgação

Aconteceu de 06 a 08 de agosto, em Brasília, o 31º Congresso Nacional do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) que contou com a presença de 22 gestores da saúde do RS. O secretário de Saúde de Jaguarão, Celso Caetano participou do encontro.

O tema principal do evento foi o Pacto Federativo e a governança política necessária para a autonomia da gestão municipal no que diz respeito no cuidar da saúde da população brasileira.

A zona sul estava representada por quatro gestores de Jaguarão, Piratini, São Lourenço e Rio Grande. “Debatemos muitas questões, porém considero a mais importante o debate sobre o financiamento, que atualmente é o principal problema enfrentado pelos municípios”, conta Celso.

O secretário destacou ainda como outro ponto forte do encontro o Programa Mais Médicos, onde representantes do Ministério da Saúde apresentaram a avaliação positiva do programa e também quais serão os próximos passos para a sua ampliação. “Conseguimos esclarecer nossas dúvidas sobre este importante programa que vem transformando a realidade de nossa cidade”, ressaltou o secretário.

Na ocasião foi realizada a eleição dos novos membros do CONASEMS, sendo a chapa eleita “Juntos pela Saúde”, tendo Mauro Guimarães Junqueira como presidente, os vices Afonso Emerich Dutra e Iolete Soares, os diretores administrativos Marcelo Bosio e Luiz Antônio Benvegnú e o Diretor Financeiro Wilames Freire Bezerra. A Assembleia Geral contou com a participação 1.600 secretários de saúde de todo o país.

O RS ficou representado na Diretoria com seguintes cargos:

Marcelo Bosio – Secretário Canoas: Diretor administrativo;

Luiz Antônio Benvegnú – Secretário Santa Rosa: Diretor Administrativo Adjunto;

Diego Espindola – Secretário Piratini: Segundo vice-presidente regional Região Sul

Arilson Cardoso – Secretário São Lourenço – Representante no Conselho Nacional de Saúde

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão