Início > Material de Imprensa > Secretário de Saúde se reúne com 12º RC MEC e outros órgãos para tratar sobre a campanha de combate ao Aedes aegypti em Jaguarão

IMG_1839

Na manhã de hoje (12), o Tenente Coronel de Cavalaria Humberto Silveira de Almeida e o Capitão Schmidt receberam o secretário de Saúde Celso Caetano, juntamente com os vereadores Oberte Paiva, Miriam Coelho, Renato Baucke e Favio Tellis e o Comandante da 1ª CIA do 3º BPAF, Capitão Garcia no auditório do 12º RC MEC.

A reunião tratou a respeito da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. O Ten Cel Humberto apresentou as táticas da campanha de combate ao mosquito, explicando que funcionará em 4 fases, focando na prevenção do zika vírus (causador de microcefalia).

A primeira já teve início no dia 29 de janeiro e vai até o dia de hoje. Trata-se de uma ação interna do 12º RC MEC de limpeza das suas instalações e conscientização dos militares e de suas famílias.

A segunda fase é amanhã (13), considerado o Dia Nacional do Esclarecimento. Das 8h às 12h e das 14h às 18h, militares irão entregar folders explicativos e orientar a população, esclarecendo possíveis dúvidas e aprofundando o nível de conhecimento a respeito do assunto. Esse trabalho acontecerá em diversos pontos da cidade e paralelo a esta ação a secretaria de Saúde junto ao Exército estará realizando uma ação similar concentrada no bairro Vencato.

Do dia 15 ao dia 19 de fevereiro, ocorrerá a terceira fase, em mais uma parceria do 12º RCMec com a secretaria de Saúde. Consistirá em visitas às casas dos bairros da cidade, feitas por um agente de saúde e um militar, com a intenção de verificar possíveis focos do mosquito. Os militares também realizarão essa ação nas cidades de Arroio Grande e Herval, junto às secretarias de Saúde de cada município. Por ocupar maior região, Jaguarão terá à disposição um número maior de efetivos do que as outras duas cidades. Durante a ação, haverá um Centro de Controle e Cooperação, comandado pela Secretaria de Saúde, pelo 12º RC MEC e pela Brigada Militar, no próprio 12º RC MEC, para controlar o funcionamento da campanha.

A etapa final da campanha será a conscientização nas escolas, tanto públicas como particulares, entregando material de divulgação e realizando palestras aos alunos.

O Ten Cel Humberto ainda ressaltou que a melhor forma de atuar é havendo uma coordenação decidindo por soluções e aplicando-as.

Logo após, o Capitão Schimidt fez uma apresentação com auxílio de slides, para orientar sobre a forma como o Aedes aegypti veio para o Brasil, sobre campanhas de combate e sobre os métodos de prevenção. Em sua fala, lembrou que as viagens realizadas pela população jaguarense à região também são um modo de trazer o mosquito, e que então é necessário prevenir, combater e conscientizar. Em seguida, comentou sobre o envolvimento das Forças Armadas (FFAA) na conscientização, destacando o combate anual contra a dengue e campanhas que abrangem até mesmo o site do Exército Brasileiro.

A respeito da campanha, o Cap Schimidt esclareceu que todos os militares disponíveis atuarão nas 4 etapas, e que farão, ao mesmo tempo, um levantamento das áreas onde é mais provável que haja foco do mosquito, facilitando o trabalho da Secretaria de Saúde. Depois das falas dos vereadores, Celso deixou a disposição mais de 30 agentes de saúde para as ações e declarou necessária a presença da Brigada Militar fazendo a segurança das etapas da campanha, ponto também discutido pelo Ten Cel Humberto. Na ocasião, Celso também afirmou que não há casos do mosquito em Jaguarão, e que é fundamental que a população previna para seguir sem incidência.

O Cap Garcia pôs a Brigada Militar à disposição para atuar na campanha junto à Secretaria de Saúde e o 12º RC MEC dentro de suas possibilidades.

Na tarde de hoje, iniciando às 14h, na Biblioteca Pública Municipal, toda a equipe da Saúde envolvida na campanha, os militares e demais funcionários incluídos nessa conscientização estarão reunidos para capacitação de pessoal.

Em condições favoráveis, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Então, a eliminação de focos deve ser realizada, a fim de interromper o ciclo de vida do mosquito e impedir que doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus se proliferem.

Departamento de Comunicação – PMJ