Início > Material de Imprensa > Semana da Consciência Negra de Jaguarão chega a sua 5ª edição

Semana da Consciência Negra de Jaguarão chega a sua 5ª edição

Cartaz Semana

Inicia nesta segunda-feira (18) a programação da 5ª edição da Semana da Consciência Negra de Jaguarão. Para o evento que segue até o dia 24 de novembro, estão confirmadas diversas atividades, entre elas, apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições, feira e oficinas. Entre as novidades deste ano destaque para a Marcha de Zumbi de Palmares e o concurso que irá eleger a Mais Bela Negra e o Mais Belo Negro.

A organização da Semana está sendo realizada com a participação de diversas entidades, como o Clube Social 24 de Agosto, Laboratório de História Social e Política da Unipampa, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e Desporto, Secretaria da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Câmara Municipal de Vereadores, CEU e Afro Reino de Ogum Abassá de Xangô e Oxum, Cia de Dança Os Donos da Rua, Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com a Secretaria de Cultura e Turismo (3261.5100/ das 8h às 14h) ou com o Clube Social 24 de Agosto (Augusto Leivas, 217/ das 13:30h às 17h).

Confira a programação completa*:

Segunda 18/11

17h – Roda de conversa e atividade preparatória para a Marcha de Zumbi de Palmares em Jaguarão. Confecção de cartazes e mobilização no Clube 24 de Agosto.

Terça 19/11

18h – Apresentação de “Dança Afro” e leitura do chamado para a  V Semana da Consciência Negra de Jaguarão no Espaço Cultural do Legislativo.

Câmara Municipal de Jaguarão.

Quarta 20/11

18h – Concentração para a Marcha de Zumbi dos Palmares

Saída da Praça do Regente em direção do Clube Social Negro 24 de Agosto.

20h – Abertura Oficial da 5ª Semana da Consciência Negra com apresentação de escolas de samba e homenagem a Rubinei Machado, Dona Mocinha e Veríssimo.

Exposição das Casas de Religião de Matriz afro de Jaguarão.

Quinta 21/11

9h – Encontro com professores da rede municipal de ensino para discussão da Lei 10.639 e relatos de experiências. (SMED)

Local: Câmara Municipal de Jaguarão.

14h – Roda de conversa sobre “Gênero e Diversidade e as lutas das mulheres negras”.

Local: Clube 24

19h – Grupos de discussão sobre:

“Agroecologia e segurança alimentar” – Convidado: Antônio Leonel – Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Presidente da Federação das Comunidades Quilombolas do RS.

“Políticas públicas para a saúde da população negra”.

Local: Clube 24.

Sexta 22/11

9h – Percurso pelo centro histórico: “Territórios Negros em Jaguarão”.

(Aberta para professores)

Concentração na Praça do Desembarque.

Andréa Lima (Secult)

Caiuá Cardoso Al-Alam

Laboratório de História Social e Política da Unipampa.

14h – Oficina de produção de vídeo como registro da memória.

Edson Costa – Diretor de Cinema

Corja Filmes

19h – Roda de conversa sobre Clubes Sociais e comunidades negras.

Convidadas: Fernanda Oliveira da Silva.

Juliana Nunes.

Sábado 23/11

16h – Feira, oficinas e programação cultural na Praça Alcides Marques.

Tranças nagô, práticas agroecológicas, teatro, dança e artes visuais (SDRMA).

21h – Concurso Mais Bela Negra e Mais Belo Negro

Clube 24 de Agosto.

Domingo 24/11

16h – Apresentação do grupo Afoxé, Dança de Rua e Roda de Capoeira.

Praça Alcides Marques.

19h Baile – Encerramento da Semana da Consciência Negra.

Clube 24 de Agosto.

E mais,

Oficinas voltadas para as escolas e associações comunitárias que serão disponibilizadas mediante inscrições:

Oficinas do projeto “A Cor da Cultura”

Valores Civilizatórios Afro-brasileiros

Heróis de todo mundo

Brincando com as palavras – Ministrante: Ialorixá Nice de Xangô – Afoxé.

De 20 a 23 de novembro, no turno da manhã.

A Capoeira e a preservação do Meio Ambiente – Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares.

De 20 a 23 de novembro, no turno da manhã.

Danças Urbanas – Cia de Dança Os Donos da Rua.

De 20 a 23 de novembro, no turno da manhã.

* Programação sujeita a alterações.