Início > Material de Imprensa > Situação da Santa Casa é tema de audiência pública

Situação da Santa Casa é tema de audiência pública

Fotos: Roberto Luzardo

Na noite desta segunda-feira (15) o prefeito Cláudio Martins, juntamente com o secretário de Saúde Celso Caetano e o gestor-presidente da Santa Casa de Caridade João Cláudio Pedroza, participaram da Audiência Pública que teve como tema a situação da Santa Casa e que contou com uma grande participação da comunidade e representantes da zona sul do nosso estado, como o prefeito de Herval, Ildo Sallaberry, o secretário de Saúde de Piratini e integrante do Conselho Nacional Das Secretarias Municipais De Saúde Do Rio Grande Do Sul, Diego Espíndola e o deputado estadual Zé Nunes, que faz parte da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas na Assembleia.

João Cláudio apresentou dados sobre a situação financeira do hospital, as principais despesas, os recursos que são devidos pelo Governo do Estado, e ainda destacou o comprometimento dos funcionários do hospital em manter o atendimento apesar das dificuldades que o hospital vem enfrentando.

O prefeito Cláudio Martins falou em como a Prefeitura tem feito um grande esforço para manter a Santa Casa, priorizando no orçamento o repasse de recursos para a Santa Casa, inclusive deixando de investir em outras áreas básicas do município. Ainda ressaltou que, proporcionalmente, o município de Jaguarão é o que mais investe na Santa Casa comparado a outros municípios. Segundo Cláudio, o executivo vem tentando obter uma resposta do Governo do Estado, de como e quando irão ser repassados os valores devidos a Santa Casa, mas sem nenhum retorno. No entanto, nenhum representante do governo do estado compareceu à Audiência Pública, deixando a comunidade jaguarense sem resposta.

Como encaminhamento, a presidente do Poder Legislativo Roseli Calvetti, determinou que se crie uma comissão para estar nas tratativas cobrando uma postura do Governo do Estado.