Início > Material de Imprensa > Teste do Pezinho passará a ser disponibilizado em todos os postos de saúde de Jaguarão

1320839751397teste pezinhoA Secretaria Municipal de Saúde informa a comunidade jaguarense que o Teste do Pezinho, que era realizado apenas na Policlínica Municipal, será oferecido a partir deste ano em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Conforme a coordenadora da Saúde da Criança, enfermeira Bruna Gomes, o Teste do Pezinho deve ser realizado em todos os recém-nascidos do município, preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida, a fim de detectar precocemente doenças que podem implicar em riscos graves para a saúde da criança, permitindo seu tratamento. O exame é importante para a detecção de seis doenças, sendo elas: Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase, Fenilcetonúria, Anemia Falciforme, Fibrose Cística e Hipotireoidismo Congênito Primário.

A Secretaria de Saúde do município destaca que para facilitar o acesso da mãe a este tão importante cuidado na vida do bebê, que oportuniza a detecção de doenças e o tratamento mais precocemente, os dias e horários para a realização do Teste do Pezinho também foram ampliados.

Confira os dias e horários da realização do Teste do Pezinho em todas as Unidades Básicas de Saúde de Jaguarão:

SEGUNDA a QUINTA: 8h às 11h e das 14h às 17h;

SEXTA: das 8h às 11h.