Início > Material de Imprensa > UBS do bairro Centro é rebatizada e recebe nova unidade de Estratégia de Saúde da Família

Foto: Roberto Luzardo

Na última sexta-feira (18), o Postão, como é conhecido pela comunidade, foi rebatizado e também foi inaugurada uma nova unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A Unidade Básica de Saúde recebeu o nome de Renato Soares da Silva, também sendo nome da ESF.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz, a presidente da Câmara de Vereadores Roseli Calvetti, o secretário de Saúde Celso Caetano, a secretária de Administração Nicole Patron, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Marcelo Victória, o secretário de Educação e Desporto Alencar Porto, a secretária de Cultura e Turismo Maria Fernanda Passos, o vereador Oberte Paiva, o vereador Ariom Moreno, o vereador em exercício Rodrigo Machado, o gestor-presidente da Santa Casa de Caridade de Jaguarão João Cláudio Pedroza, a família de Renato, a enfermeira e coordenadora administrativa da UBS Denise Quadro, as equipes da UBS, da SAMU e da Santa Casa e a comunidade jaguarense.

Renato Soares da Silva era servidor municipal, bastante conhecido pela comunidade. Era motorista de ambulância da Santa Casa de Caridade de Jaguarão e viajava diariamente para levar pacientes que necessitavam de atendimento médico em outras cidades da região, inclusive de madrugada. Tinha muita afeição por seu trabalho e faleceu enquanto o fazia, em um trágico acidente na BR-392.

Rodrigo Machado, vereador suplente em exercício no lugar de Roseli Calvetti por certo período, foi o proponente do projeto de lei para a modificação do nome da UBS enquanto esteve ativo. “É um momento de grande valia para todos nós. O Renato perdeu a vida trabalhando e fazendo o que mais gostava: cuidando das pessoas. Fico muito feliz por um cara tão humilde ter sido contratado. O Renato é símbolo do trabalhador. O nome dele vai ficar marcado”, declarou Rodrigo.

A filha de Renato, Valécia, também teve seu momento fala e agradeceu à todos pela realização daquele momento. “Desde sempre a vida dele foi carregar as pessoas. Algumas vezes ele chegou a ser ausente da minha infância em prol do trabalho, cheguei a ficar dias sem ver ele. Ele não tinha estudo, mas amava o que fazia! A gente agradece e reza pra ele ver isso de onde estiver”, disse, bastante emocionada.

O vereador Oberte cumprimentou a família e lembrou que faz muita diferença quando os trabalhadores da área da saúde dão a atenção que o Renato dava às pessoas e cumprimentou a família.

A presidente do Poder Legislativo, Roseli Calvetti, destacou que Renato passou pela vida pública com brilhantismo e que era um bom profissional. “Temos inúmeros relatos de pessoas que conviveram com o Renato e a fala da filha dele representa a fala da das filhas dos trabalhadores. Só esse projeto já valeu o meu afastamento”, declarou.

O próximo a se manifestar foi o secretário de Saúde Celso Caetano, que comentou ser uma enorme satisfação fazer parte desse momento e agradeceu a presença de todos que estavam no local.

Seguindo com as falas, foi a vez do vice-prefeito Lisandro Lenz. Ele destacou que além de rebatizar, estão ampliando o número de ESFs na cidade, cumprindo com o planejamento de gestão do município desde 2009. “Colocar o nome de um trabalhador da saúde vai além de ser homenagem pra família, é uma homenagem à todos os servidores públicos. Essa proposta me representa e é fundamental pra quem quiser representar o povo de Jaguarão como fez o Rodriguinho”, disse.

O prefeito Cláudio Martins lembrou que a vida de um trabalhador da saúde, plantonista, é dura não só pra ele, mas pra família dele também. “Estamos cumprindo uma meta política. Em 2009 não havia nenhuma ESF em Jaguarão e hoje nós implantamos em todos os postos. Não temos crise de saúde em Jaguarão, temos um problema na Santa Casa, apenas, e porque o Estado não repassa as verbas e já deve em torno de 1 milhão de reais. Nós não só mantivemos a saúde básica, como a ampliamos. Saúdo todo o pessoal da saúde por atender a população. Por muito que dissermos do Renato, sempre vai parecer pouco. O Rodriguinho plantou uma semente para toda vida , porque essa semente é de história e de justiça”, ressaltou.

Foto: Roberto Luzardo

A homenagem a Renato contou com a inauguração das placas com seu nome, situadas dentro e fora da UBS do bairro Centro.

Saiba mais: As unidades do Programa de Estratégia de Saúde da família, que agora somam 6, é uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade, segundo o Ministério Público.

Departamento de Comunicação – Prefeitura Municipal de Jaguarão