Início > Material de Imprensa > Unidade do IF-Sul será construída no Corredor das Tropas

Unidade do IF-Sul será construída no Corredor das Tropas

Fotos: Fernanda Barbier

Prefeito assinou a doação de área para o Instituto nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (07) no Gabinete do Prefeito foi realizada mais uma importante reunião para definir questões sobre a futura instalação da Unidade Técnica de Ensino do IF-Sul em Jaguarão. Na oportunidade o Prefeito Cláudio Martins e o Reitor Marcelo Bender, realizaram a assinatura da documentação em que o município faz a doação, ao Instituto, de um terreno de 32.898,38m², localizado no Corredor das Tropas entre as ruas Joaquim Caetano e General Marques, e do prédio localizado na Rua 20 de setembro, esquina com General Osório (antiga Secretaria de Obras).

De acordo com o Prefeito Cláudio Martins a construção da escola técnica no Corredor das Tropas certamente vai potencializar o desenvolvimento dessa região, que abriga oito bairros e que possui alto índice de vulnerabilidade social. “ A vinda da escola técnica vai consolidar Jaguarão como um polo educacional, trazer mais qualidade para a educação, proporcionar qualificação da mão de obra e trazer desenvolvimento para a nossa fronteira, como também vai potencializar o crescimento com qualidade de vida na região do Corredor das Tropas”, afirmou.

Segundo informações do Pró Reitor de Ensino, Ricardo Costa,  a ideia é de que no segundo semestre deste ano seja dado início ao primeiro curso, com previsão de 64 vagas. Ele destacou também que ainda não estão definidas as qualificações que serão oferecidas em Jaguarão. “ Já discutimos isso com o próprio Executivo, mas o objetivo é realizar audiências públicas para ouvir a população e identificar as necessidades”.

Emocionada com mais um importante passo a Secretária de Educação, Maria da Graça Souza, ressaltou que esse é um momento histórico para região. “ Estamos vivendo essa experiência de consolidar um ensino técnico de qualidade, alavancando o desenvolvimento sustentável. É a oportunidade de meninos e meninas permanecerem na terra, tendo qualificação e trabalho digno. Isso é importantíssimo e faz toda a diferença para nossa comunidade”, comemora.

Ao final do encontro foi definido que a audiência pública sobre como funcionará a escola será realizada no dia 27 de maio, às 19 horas na Biblioteca Pública Municipal.

Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Lisandro Lenz, o professor Fabian Debenedetti, que assumirá o cargo de diretor da escola em Jaguarão, o secretário de Planejamento e Urbanismo, João Cláudio Pedroza, a arquiteta Letícia Fernandes, o tabelião Ricardo Beneri, a chefe de gabinete, Márcia Oliveira e os vereadores, Oberte Paiva, Miriam Coelho e Roseli Calvetti.