Início > Material de Imprensa > Usina de Oxigênio da Santa Canta Casa de Caridade já está em funcionamento

Usina de Oxigênio da Santa Canta Casa de Caridade já está em funcionamento

Fotos: Fernanda Barbier

Com a presença da Secretária Estadual de Saúde, Sandra Fagundes, foi realizada na  última sexta-feira (21) a inauguração da usina concentradora de oxigênio da Santa Casa de Caridade, que  passou a operar nesse dia, fornecendo oxigênio e ar comprimido para toda a instituição, resultando em economia, segurança e praticidade. A instalação da Usina teve um investimento de R$197.700,00, recurso fundo a fundo, através da Portaria 337/2013, que faz referência ao co-financiamento hospitalar, uma parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o Município de Jaguarão. Durante o evento outra boa notícia foi confirmada pela Secretária de Saúde que anunciou o repasse para a implantação de um tomógrafo no valor de R$ 850 mil que poderá atender em torno de 140 mil pessoas de oito municípios da região.

De acordo com o Gestor Presidente da Santa Casa, João Cláudio Pedroza, a Usina terá um impacto positivo nas atividades desenvolvidas no hospital proporcionando uma economia de cerca de R$ 300 mil ao ano, valor que poderá ser investido em outras áreas do hospital.  “ Esse e outros investimentos são realidade hoje através da municipalização, pela parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e principalmente com o  apoio do Governo do Estado”, afirmou.

O Prefeito Cláudio Martins parabenizou o trabalho dedicado realizado pela gestão da Santa Casa de Caridade e destacou a importância de ter um governo alinhado desde o governo municipal até o governo federal para buscar o que é de direito da população no que diz respeito a saúde pública. Ele destacou o quanto isso foi fundamental quando o governo municipal realizou a intervenção no hospital, já que Jaguarão recebeu total apoio do Governo do Estado. Aproveitando a oportunidade, de estar junto aos funcionários da Santa Casa, o Prefeito  mais uma vez agradeceu o trabalho atencioso e competente que teve quando passou por cirurgia, recentemente, no hospital através do SUS.

O serviço público de saúde também foi destaque na fala do vice-prefeito Lisandro Lenz, ao relembrar o atendimento que recebeu do SUS após o grave acidente que sofreu no ano passado. Ele salientou ainda o trabalho dedicado e compromissado que vem sendo desenvolvido pelos gestores municipais da saúde, primordial para o desenvolvimento das ações para elevar a condição da saúde pública no nosso município.

A Secretária Estadual de Saúde, Sandra Fagundes, destacou a importância da atitude do governo municipal na municipalização do hospital, assim possibilitando alinhar as políticas, municipal, estadual e federal garantindo recursos para realizar ações como a implantação da usina de oxigênio, além de avançar e consolidar os serviços através do Sistema Único de Saúde. Ela também fez referências a construção da nova ala destinada ao SUS, a qual está em fase de conclusão e conta com recursos estaduais.

A cerimônia contou ainda com as presenças do Secretário Municipal de Saúde, Celso Caetano, do Presidente do Legislativo, Oberte Paiva, do Coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Milton Martins, do Deputado Federal Fernando Marroni, da Deputada Estadual, Miriam Marroni, entre outras autoridades do município.

Confira mais imagens acessando a Página da Prefeitura Municipal no Facebook: