Início > Material de Imprensa > Vice-prefeito Lisandro Lenz e representantes de Jaguarão participam da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária

Vice-prefeito Lisandro Lenz e representantes de Jaguarão participam da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária

10372773_788673921176846_6074564860471405805_n

Representantes de Jaguarão estiveram neste final de semana, nos dias 6 e 7, na 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária, realizada em Porto Alegre. O evento reuniu representantes do segmento e especialistas no assunto que apresentaram o mapeamento do setor e destacaram avanços, limites e desafios obtidos nos últimos anos além de traçarem diretrizes para os próximos. Entre os representantes de Jaguarão estavam o vice-prefeito Lisandro Lenz, o presidente do Legislativo, Oberte Paiva, a vereadora Roseli Calvetti, o diretor presidente da Cooadesps, André Mattos, representantes do sindicato dos pescadores, da associação das artesãs, executivo municipal, entre outros.

Na avaliação de Lisandro Lenz a atividade foi um belo exemplo de cidadania e participação popular. Ele destaca que mais de 800 pessoas, entre gestores públicos, representantes de empreendimentos da economia solidária, organizações de apoio e outros militantes, discutiram e aprovaram as diretrizes para o Plano Estadual de Economia Solidária e as sugestões gaúchas para o plano nacional. “Não é por menos que a delegação do Rio Grande do Sul deve ser a maior na Conferência Nacional a ser realizada no final do ano. Jaguarão não ficou de fora e mostrou a importância da Economia Solidária na economia local”, disse.

Ainda segundo Lenz outra grande notícia foi a doação de um caminhão trucado por parte do Governo do Estado para atender a Cadeia Binacional do Pet, que foi entregue pelo secretário Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer ao representante da Coopetsul, André Mattos.

“ Estamos muitos felizes pela conquista deste caminhão que chega para a Cadeia do Pet e também pelos equipamentos para montar um escritório. Em breve o veículo já estará conosco e a primeira ação será o transporte de 65 toneladas de pet para o município”, comentou Mattos.

Ainda conforme André Mattos, além desta conquista para a cadeia do pet na região o evento foi positivo para debater assuntos de grande importância, como por exemplo, a criação do projeto de lei anti-incineração e também ações de incentivo a economia solidária no município.

Conferência Nacional:  A vereadora Roseli Calvetti, o diretor presidente da Cooadesps, André Mattos e o presidente do Sindicato dos Pescadores, Olimar Porto, serão os representantes de Jaguarão na Conferência Nacional de Economia Solidária que deve acontecer entre os meses de outubro e novembro, em Brasília.

Temas abordados durante a Conferência: Integrantes de delegações de 12 regiões do Rio Grande do Sul, procedentes de 70 municípios, participaram dos debates, apresentaram propostas e sugestões de ações de incentivo aos empreendimentos econômicos. A organização da conferência concentrou as demandas em quatro eixos: produção, comercialização e consumo; financiamento, crédito e finanças solidárias; acesso ao conhecimento, educação, formação e assessoramento, e ambiente institucional, legislação e integração de políticas públicas. Também foram formados grupos de trabalho que discutiram  políticas de fortalecimento aos setores de frutas nativas, agricultura familiar e alimentação, PET e reciclagem, confecção, lã, peixe, osso e pedra, serviços, artesanato e o papel do gestor público.

A diretora Nelsa Fabian Nespolo, do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol), da Sesampe, explica que os temas abordados na 3ª conferência foram propostos pelos participantes dos 12 encontros regionais de economia solidária, realizados entre 2 de abril e 7 de maio, nas seguintes regiões: Campanha, Litoral Norte, Missões, Norte, Central, Sul, Fronteira Oeste, vales do Rio Pardo e Taquari, Serra, Planalto e Metropolitana. Os encontros reuniram público aproximado de 1.200 pessoas, diz a diretora, que integra a Comissão Organizadora Estadual do evento.

Economia solidária no RS

Existem mais de 2.500 empreendimentos já mapeados no Rio Grande do Sul, segundo dados do Difesol. As formações constituem iniciativas econômicas, rurais e urbanas, em que os trabalhadores estão organizados coletivamente. Essas iniciativas englobam associações e grupos de produtores ou consumidores, cooperativas de agricultura familiar e de prestação de serviços. Também integram a classificação empresas recuperadas, que foram assumidas por trabalhadores em sistema de autogestão; redes de produção, comercialização e de consumo; instituições de finanças solidárias e clubes de trocas, e cooperativas de reciclagem, entre outras iniciativas.

Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042