Início > Notícias > Prefeito Favio Telis discute projeto de reparo da Ponte Barão de Mauá com IPHAN, DNIT e autoridades uruguaias

O prefeito Favio Telis, recebeu na tarde de quinta-feira (13), representantes do IPHAN, DNIT e autoridades uruguaias, para tratar do projeto de reparo da Ponte Barão de Mauá. Segundo o prefeito, a intenção da segunda reunião é aproximar os órgãos técnicos e autoridades de ambos países para deliberar e ajustar pontos específicos dos projetos apresentados.

O projeto foi elaborado pela equipe técnica do DNIT e, posteriormente, encaminhado para o IPHAN, para analise. Segundo o Diretor do DNIT, Vladimir Casa, a obra é viável de ser executada tanto do ponto de vista técnico, quanto financeiro.

Presente no encontro, a Superintendente do IPHAN no Rio Grande do Sul, Juliana Erpen, agradeceu o convite do prefeito Favio Telis para participar da reunião e destacou que o IPHAN analisará o projeto considerando os aspectos de preservação do patrimônio, tendo em vista que a Ponte Mauá é o primeiro bem binacional tombado pelo Instituto. Além disso, argumentou que dará celeridade na analise do projeto.

Durante as conversas, as autoridades uruguaias ressaltaram que as obras de reparos devem contemplar toda extensão da Ponte Mauá. Na ocasião, solicitaram ao DNIT o compartilhamento do projeto para iniciarem os ajustes técnicos e orçamentários para executar um único projeto. Tanto para o Intendente de Cerro Largo, Sergio Botana, quanto para o Alcade de Rio Branco, Christian Morel, a Ponte Mauá necessita  urgente de reparos e o Governo Uruguaio tem interesse de realizar essas obras o mais breve possível.

O prefeito Favio Telis, anunciou que está disposto a intermediar reuniões em Montevideo e Brasília, para dar andamento ao projeto de reparo da Ponte Barão de Mauá. “Essa segunda reunião foi extremamente positiva, pois conseguimos aproximar os órgãos técnicos (IPHAN, DNIT E MPOP/Uruguai), para deliberar sobre os projetos. Sugiro também promovermos reuniões em Montevideo e Brasília, para acelerarmos o inicio das obras principalmente no que refere-se a liberação de recursos.” disse o prefeito.

Participaram da reunião o Prefeito Favio Telis, o vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho, o Intendente de Cerro Largo, Sergio Botana, o Alcalde de Rio Branco, Christian Morel, o representante do Ministério de Obras Públicas, Ary Ney Sorondo, o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Rubens Kern, a Superintendente do IPHAN – RS, Juliana Erpen, o Diretor do DNIT, Vladimir Casa, e o engenheiro do DNIT, Henrique Coelho, como também, Gustavo Maurents, Susana Garcia e Gabriela Dupuy, representando o setor técnico DNV/MTOP de Rio Branco.