Início > Gabinete do Prefeito > Prefeitura reafirma compromisso assumido em 2017 de manter língua espanhola no currículo das escolas municipais

A administração municipal, através da Secretaria de Educação e Desporto, mantém o compromisso de qualificar a educação no Município, desenvolvendo ações e projetos que valorizem os educadores, como também o ensino dos educandos, inclusive, fortalecendo o ensino de espanhol nas escolas municipais.

No dia 25 de abril de 2017, na Biblioteca Pública Municipal, foi realizado um ato solene com objetivo de desenvolver uma ação educacional entre as Escolas Padre Pagliani e Dr. Fernando Corrêa Ribas, e as Escolas nº5 e nº12 de Rio Branco. Desde o inicio da gestão, o prefeito Favio Telis, planejou um conjunto de ações através do setor pedagógico da Secretaria de Educação e Desporto, no sentido de estreitar os laços de intercambio cultural entre as cidades de Jaguarão e Rio Branco.

Foto: EMEF Dr. Fernando Corrêa Ribas, recebe ação de intercâmbio cultural em 2017 – Fortalecimento da  língua espanhola nas escolas municipais foi um dos objetivos do encontro.

Na terça-feira (24), a Secretaria de Educação e Desporto (SMED), participou de uma roda de conversa “Fica Espanhol” na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde reafirmou o comprometimento do governo municipal em manter a língua espanhola no currículo das escolas.

De acordo com a Diretora do setor pedagógico da SMED Maria Amália Peres, independente da determinação de outras esferas governamentais, o ensino de espanhol sempre estará presente no currículo das escolas do munícipio. “Não compartilhamos do pensamento singular e não aceitamos ilações de que a Secretaria de Educação seja usada como instrumento de disputa político partidária. Nosso propósito é valorizar a educação no Município, desenvolvendo projetos e ações de interesse de toda comunidade escolar”, enfatiza.

Outro assunto abordado durante a roda de conversa foi em relação aos estagiários oriundos dos cursos de Licenciatura da Unipampa. Segundo a Coordenadora Pedagógica Rosa Dutra, “A Secretaria sempre oportunizou e facilitou para que todos os discentes da Universidade possam realizar essa etapa da  formação acadêmica, entendendo ser esta prática uma oportunidade de renovação e troca pedagógica para ambas as partes”, ressalta.

Segundo a Secretária Adjunta Vera Ferreira, “O prefeito Favio Telis e o Presidente do Legislativo Enio Rigatti, desde o início do ano letivo vem discutindo um Projeto de Lei que deixa institucionalizado a língua espanhola no currículo das escolas”, destaca.

Foto: Dando continuidade as discussões em torno do Projeto de Lei, na manhã desta quarta-feira (25), o prefeito Favio Telis e o Vice Henrique Edmar Knorr Filho, trataram do assunto com a Secretária Adjunta Vera Ferreira.

Fonte: Decom