Início > Material de Imprensa > Governo do Estado entrega dois mil netbooks para escolas estaduais de Jaguarão

Governo do Estado entrega dois mil netbooks para escolas estaduais de Jaguarão

Fotos: Fernanda Barbier

Na manhã de quarta-feira (24) o prefeito Cláudio Martins ao lado do secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo participou da solenidade em que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizou a entrega de dois mil netbooks para oito escolas da rede estadual de Jaguarão. O ato foi realizado na Biblioteca Pública Municipal e contou com a presença de um grande público, entre eles alunos, professores, pais e autoridades.

A iniciativa faz parte do Programa Província de São Pedro (PSP), que prevê a distribuição de computadores para alunos e professores de escolas da rede pública estadual localizadas em região de fronteira. Em Jaguarão, 129 professores e 1.734 alunos receberam os netbooks, que tiveram investimento de R$ 1,3 milhão.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, a  secretaria já adquiriu 115 mil equipamentos, superando a meta prevista para o final deste ano. Ele destacou que dentro deste programa o Governo do Estado já investiu mais de R$ 85 milhões na aquisição dos computadores, instalação de infraestrutura nas escolas e na formação dos professores. “ A modernização tecnológica não exclui nossa história, ao contrário, oportuniza o fortalecimento de nossas raízes e a construção de nosso futuro. O computador é mais um instrumento pedagógico para qualificar o processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos”, destacou Azevedo.

Para o prefeito Cláudio Martins, é uma grande alegria poder presenciar mais um momento histórico que traz importantes benefícios para os estudantes jaguarenses. Ele afirmou que esta ação de inclusão digital também representa uma ação de cidadania. “ Temos que reconhecer a importância deste investimento do Governo do Estado. Certamente a disponibilização destes equipamentos irão trazer uma nova realidade para estas crianças e jovens, impactando positivamente na formação destes alunos”, disse.

Para o estudante do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, Maicou Alecsander Quadro, 9 anos, a chegada dos netbooks será muito positiva. “ Achei muito legal. Eu vou poder estudar bastante, pesquisar muitas coisas e isso será importante para meu futuro”, afirmou com muita alegria.

Também fizeram parte da mesa de abertura  o  titular da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Círio Almeida, o presidente do Legislativo, Oberte Paiva, a secretária Municipal de Educação, Maria da Graça Souza, a diretora da escola Joaquim Caetano da Silva, Simone Acosta, a professora da escola Espírito Santo, Maura Jorge e a aluna do Colégio Carlos Alberto Ribas, Manuela Faria.

O ato contou ainda com o momento cultural apresentado pelos alunos do Mais Educação da escola Hermes Pintos Affonso, acompanhados do professor Magnun Machado.

Escolas contempladas: Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas, Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Quitéria, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Alcides Marques, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Manoel Amaro Junior, Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Caetano da Silva, Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, Escola Estadual de Ensino Médio Hermes Pintos Affonso.