Início > Gabinete do Prefeito > Prefeito consegue reforço policial para o Carnaval e Assina Convênio com a Secretaria da Segurança Pública do Estado

O prefeito Favio Telis se reuniu na quarta-feira (31), em Porto Alegre, com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, para tratar de assuntos relacionados à segurança do Município.

Em relação ao Carnaval, o prefeito Favio Telis conseguiu, após longa conversa com o Secretário, uma Plataforma de Observação Elevada (POE), utilizado na Copa do Mundo, além disso a SSP irá deslocar 66 Brigadianos, desse total 30 do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e 6 Policiais à Cavalo. O prefeito conseguiu também mais 4 Policiais Civis e 1 Delegado substituto para Jaguarão.

Segundo Favio, esse reforço representa o compromisso do Governador José Ivo Sartori de assegurar que o maior Carnaval do sul do Brasil, ocorra com segurança. “Uma das características do nosso carnaval é a segurança. A colaboração do Estado em intensificar o policiamento neste período é um fator decisivo para que consigamos garantir isso aos moradores e turistas. Também é preciso destacar o empenho do CRPO/SUL e o Comando local da Brigada Militar, nessa conquista”, disse.

Durante a reunião, o prefeito também assinou o convênio com a Secretária da Segurança Publica do Estado, para implantar o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). O sistema tem como objetivo prevenir a população de eventuais ações de furto, vandalismo e assaltos. “Entre às ações está previsto a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da Cidade, no sentido de coibir ações criminosas”, destaca o prefeito.

Para Schirmer, o ato representa a consciência dos Municípios de que Segurança Pública se faz com a união de todas as esferas, otimizando o que cada instituição pode oferecer. “Trabalhar em conjunto intensifica as estratégias contra o crime, além de otimizar recursos humanos e materiais”, afirmou o Secretário.

POE’s

As Plataformas de Observação Elevada são veículos equipados com 17 câmeras e utilizadas para fazer o videomonitoramento principalmente em eventos com grande circulação de pessoas. As imagens captadas são enviadas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle. Dentro dos veículos, seis agentes da Brigada Militar operam as câmeras e monitoram a movimentação, auxiliando o trabalho das forças policiais e identificando situações de risco, tornando a capacidade de resposta mais eficaz.

Fonte: Decom