Início > Notícias > Vacinação contra gripe começa hoje (10)

Vacinação contra gripe começa hoje (10)

Imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança, na tarde de hoje, 10 de abril a Campanha de Vacinação contra o Influenza. Até o dia 30 de maio, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão ofertar as doses da vacina para diversos grupos prioritários que formam o público-alvo da campanha nacional do Ministério da Saúde.

A finalidade da campanha é imunizar a população contra a gripe em toda a rede pública de saúde. Para 2019, a meta da Prefeitura de Jaguarão é alcançar 90% da população de risco.

A data de mobilização nacional, conhecida como Dia D, está marcada para o dia 04 de maio (sábado), ampliando os atendimentos, em todo o Brasil, para fins de vacinação contra a gripe.

O Secretário de Saúde, Rogério Cruz, diz que a imunização é a forma mais segura e eficaz de se combater o vírus Influenza, “essa doença pode trazer outras complicações de saúde e até levar a óbito. Portanto, é importante promover a vacinação para o máximo de pessoas e conscientizar a sociedade”, diz

As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira e as vacinas estarão disponíveis nos horários regulares de atendimento. Os cidadãos devem portar documentos pessoais e carteirinha de vacinação, para facilitar os atendimentos e o registro da dose.

Público-alvo – Os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza incluem:

*crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
*gestantes
*puérperas (até 45 dias após parto)
*trabalhadores da saúde
*professores de escolas públicas e privadas
*povos indígenas
* portadores de doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais
*adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas
*população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Fonte: Assessoria SMS